Japão quebra acordo internacional e volta a caçar baleias

A atividade estará restrita somente ao território marítimo japonês.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A caça comercial às baleias se tornou um assunto bem delicado e polêmico, principalmente após quase causar a extinção de diversas espécies - o que fez com que a IWC proibisse sua prática. 

Um anúncio feito nessa quarta-feira pelo porta-voz do governo japonês Yoshihide Suga, informou que o Japão irá se desvincular da Comissão e a caça comercial será permitida a partir de Julho, reduzindo o número de países membros da IWC em 89. A atividade estará restrita somente ao território marítimo japonês e às suas zonas econômicas e, portanto, o país deve encerrar a caça no oceano Antártico e no hemisfério sul.

Ademais, autoridades do Japão declararam que comer carne de baleias faz parte de sua cultura e eles não estão mais dispostos a abrir mão da comercialização. Foi dito também que a IWC não está em consonância com seus objetivos, ao passo que não apoia a caça sustentável, se preocupando apenas em conservar os números desses animais.

Essa atividade é vista em território japonês por cerca de trinta anos devido a "pesquisas científicas" - o que seria uma excessão às regras da Comissão -, mas, na prática, a carne tem seu fim nas peixarias. Além disso, apesar do acordo, populações costeiras ainda caçam baleias. O mercado se beneficiou muito com isso, principalmente depois da Segunda Guerra Mundial, período em que a carne desses animais era a principal fonte de alimento. Mas, após o acordo feito pela Comissão, a venda despencou em níveis absurdos.

Vale dizer que essa nova postura não dá total liberdade ao país. Apesar de poder caçar espécies sob grande ameaça de extinção, como as baleias-de-minke por exemplo, ele ainda estará vinculado às leis internacionais. A Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar obriga que países colaborem para a conservação desses animais por meio de organizações internacionais - apesar de não especificar quais.

O Japão, com seu ideal pró-caça, poderia se unir à Comissão do Mamífero do Atlântico Norte (Nammco). Ela atualmente é composta por quatro países que, assim como a nação japonesa, não concordam com a vertente da IWC. Entretanto, apesar da firmeza dos japoneses e do apoio de algumas nações que irão se beneficiar com a mudança, a declaração gerou uma repercussão extremamente negativa e atraiu muitas críticas internacionais. Grupos de conservação ambiental já alegaram que essa decisão trará consequências graves para a preservação marítima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES