Jovem cria ‘manual caseiro’ para ajudar idosa a usar o WhatsApp

A ideia do “manual” nasceu por uma questão de empatia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Provavelmente você já precisou dar aquela ajudinha para pais, tios ou avós que não são assim tão ligados em tecnologia e pedem por uma forcinha para interagir nos meios digitais? Pois é, Alexandre Drabecki, de 23 anos, foi além: ele criou seu próprio manual caseiro para ajudar a avó da namorada, Iracema Poliquezi, de 73 anos, a mexer no WhatsApp para celular.

“Até respondi a algumas dúvidas dela, não tinha muito contato com ela, e acabei percebendo que a família da minha namorada, às vezes, perdia a paciência por ter que responder muitas vezes as mesmas perguntas”, conta, em entrevista ao UOL Tecnologia.

Segundo o rapaz, a ideia do “manual” nasceu por uma questão de empatia. Iracema, que estava usando seu primeiro smartphone, muitas vezes não respondia as mensagens e ele se colocou no lugar dela para entender suas dificuldades em usar o aparelho e o aplicativo. “Acho que quando pensamos com a nossa cabeça e a nossa experiência, não conseguimos ver que os idosos não vivem a vida como nós. Conheci a dona Iracema e tive certeza que a melhor forma de ensinar algo para ela era ser simples.”

Veja:

“Manual” é muito didático e faz sucesso por aí

O “manual caseiro” de WhatsApp é bem didático, com um passo a passo ilustrado e com direito a uma legenda com os ícones utilizados na plataforma — a exemplo das setinhas azuis de conteúdo lido, do botão para gravar mensagens, entre outros. Ao apresentá-lo para dona Iracema, a aceitação foi imediata.

“Enquanto estava explicando o manualzinho, ela falava coisas como ‘nossa, mas agora eu estou entendendo!’, ou ainda, ‘só você para ter paciência comigo’”, conta Drabecki, que vê a publicação sobre o assunto somar mais de 17,6 mil compartilhamentos. Ele não esperava tamanha repercussão, mas até pensa em ampliar as instruções para WhatsApp e “mais tarde, para o Facebook”.

Fica aí o bom exemplo do jovem e o link para quem também precisar do “Tutorial WhatsApp”, que foi digitalizado por um amigo de Drabecki e está disponível para download no Google Drive.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES