Jovem descobre bala de chumbo alojada em seu nariz há 8 anos

O adolescente, que não foi identificado, reclamava que tinha certa dificuldade para respirar, além de sentir um cheiro bastante forte

bala | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em fevereiro de 2021, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, publicaram um estudo sobre o caso de um jovem de 16 anos que tinha uma bala de chumbo alojada em seu nariz. O problema é que o projétil já estava lá há 8 anos.

Divulgada pelo jornal científico JAMA Otolaryngology, a pesquisa revelou que o garoto foi ao médico pela primeira vez por culpa da bala aos 15 anos. Na ocasião, ao reclamar de obstrução nasal e de um cheiro horrível, ele foi diagnosticado com hipertrofia turbinada — uma inflamação associada a alergias sazonais, segundo o UOL.

Bala de arma (Foto: UOL)

Com uma receita para medicamentos específicos em mãos, ele voltou para casa. Um ano mais tarde, o adolescente percebeu que o desconforto ainda não havia cessado e, dessa forma, decidiu ir para o hospital mais uma vez.

Na segunda visita, a pedido do médico, o paciente assoou seu nariz e, no mesmo momento, "um odor pungente e fétido encheu a sala", segundo descreveu a pesquisa. Exames foram feitos e, assim, descobriu-se a bala de 9 milímetros na cavidade nasal do jovem — onde havia se instalado quando o menino levou um tiro, oito anos antes.

Feita a descoberta, o paciente foi submetido a uma cirurgia para a retirada do projétil. Segundo Dylan Erwin, coautor do estudo sobre o caso, o “objeto estranho havia causado o bloqueio das vias naturais de drenagem no nariz, então há um acúmulo de muco, resíduos inalados e bactérias”, o que explicava o odor sentido pelo jovem durante anos.

Agora, de acordo com os especialistas envolvidos no estudo, o jovem já se recuperou do episódio. Após a cirurgia, inclusive, ele voltou a respirar e sentir cheiros normalmente — o odor fétido, por sorte, também desapareceu com o passar do tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES