Jovem não mostra vestígios de HIV após ficar 12 anos sem medicação

Cientista que apresentou o caso diz houve remissão do HIV.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O caso de uma adolescente que foi diagnosticada com Aids e passou 12 anos sem tomar medicação chamou a atenção dos médicos do Instituto Pasteur, da França. A jovem, que hoje tem 18 anos, parou de tomar medicação aos  6 anos de idade. O caso foi mostrado nesta terça-feira (21) a reunião anual da Sociedade Internacional da Aids. 

O cientista Asier Sáez Cirión, que mostrou o caso durante a reunião, disse que é possível, sim, a remissão do HIV.

"É possível conseguir a remissão do HIV a longo prazo em uma criança infectada durante o período pré-natal após interromper o tratamento antirretroviral que começou nos primeiros meses de vida".

No entanto, Jean François Delfraissy, que é diretor da Agência Nacional de Pesquisa da Aids da França (ANRS, sigla em francês), explica que a jovem não está livre da doença.

"Essa remissão não pode ser comparada a uma cura. A jovem segue infectada com o HIV e é impossível prever como sua saúde mudará com o tempo. Mas seu caso constitui um sólido argumento adicional a favor de iniciar o tratamento antirretroviral o mais rápido possível após o nascimento de bebês de mães soropositivas", disse.

Asier Sáez acrescenta que ela passou muito tempo sem tomar medicamento e pode se tratar de uma remissão virológica.

"O mais provável é que tenha ficado em remissão virológica durante muito tempo porque recebeu uma combinação de antirretrovirais pouco depois da infecção", afirma.

Para ele, a remissão pode ocorrer para pessoas de todas as idades. "No entanto, esses casos ainda são muito raros. Um caso similar com uma criança infectada com HIV tratada a tempo foi noticiado nos Estados Unidos (o chamado "bebê Mississipi"), mas a remissão só durou 27 meses depois que o tratamento antirretroviral deixou de ser aplicado", relatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES