Ligado à 'dança dos mortos, peste negra já matou mais de mil

O surto atual é muito mais perigoso do que os anteriores.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma epidemia de peste bubônica, também conhecida como peste negra, já infectou quase mil pessoas e matou 97 em Madagascar. De acordo com o portal  Express , casos da doença são detectados todo ano na ilha africana, porém, o surto atual é muito mais perigoso do que os anteriores.

Segundo especialistas da área da saúde, a peste negra – que matou mais de 50 milhões de pessoas na Europa, durante a Idade Média – saiu das regiões rurais do país e se propagou para as áreas urbanas, que normalmente não são afetadas pelos surtos. Tal epidemia poderia estar relacionado com um tradicional ritual de Madagascar, que consiste em desenterrar parentes mortos e dançar com eles em uma cerimônia pelas ruas.

Isso porque, segundo o New York Post , algumas datas são coincidentes. O aumento no número dos casos começou a ser identificado em meados de agosto, mesma época em que o ritual de "dança com os mortos" acontece ao longo do território africano. 

Transmitida principalmente pela mordida de pulgas infectadas, a doença também pode ser disseminada através do contato com pessoas que morreram de peste bubônica. Quando um corpo infectado é manuseado, a bactéria responsável pela doença ainda pode contaminar quem tocou no cadáver.

Dificuldades no tratamento

Segundo declarou Elhadj As Sy, secretário geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o número que casos aumenta a cada dia, e além da intervenção pontual durante os piores surtos, é preciso agir de forma contínua para conter epidemias como esta.

Elhadj destacou ainda que, por mais que o tratamento com antibióticos seja eficaz o suficiente para evitar casos fatais, o estigma ao redor da doença ainda é grande. Sem informações para saber o que fazer quando os sintomas aparecem, os infectados tendem a se esconder e evitar a ajuda das autoridades, o que contribui para uma maior disseminação da praga.

Uma equipe médica da Cruz Vermelha está em Madagascar para ajudar o país a lidar com o surto de peste negra. “Nossos voluntários estão trabalhando em comunidades para convencer as pessoas a buscarem ajuda”, pontuou o secretário do órgão ao Express . Além disso, uma das ações do grupo é enterrar os corpos de forma cuidadosa para evitar o contato com a população das regiões.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES