Longas jornadas sentado afetam qualidade de vida

Além de dores nas costas, má postura pode gerar danos graves à saúde

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso do trabalho manual vem sendo reduzido drasticamente com os avanços tecnológicos. Em centros urbanos, grande parcela da população já passa a maior parte do dia sentada em frente a um computador, realizando diversas tarefas ao mesmo tempo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Get Britain Standing, enquanto estão no escritório, 45% das mulheres e 37% dos homens ficam em pé menos de 30 minutos por dia, o que além de provocar sonolência e fadiga, aumenta os riscos de desenvolver doenças como depressão, lombalgia, problemas nos órgãos, triglicérides alta e até mesmo queda na libido.

Devido muitas vezes ser quase impossível não trabalhar sentado, preocupar-se em sentar-se corretamente e adotar medidas que reduzam esses impactos podem ajudar a prevenir problemas e melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. Veja algumas dicas fundamentais para manter uma postura correta e escolher a cadeira ideal. Confira:

1. Não curve sua postura

É necessário evitar de qualquer maneira uma postura curvada e sempre manter os ombros para trás. Além de provocar distensões no ombro e pescoço, esse tipo de posição pode reprimir os órgãos e atrapalhar o funcionamento do corpo.

2. Monitor na altura dos olhos

A cabeça humana pesa em média 5kg, mas quando inclinada, o peso pode chegar a 35kg, deixando o pescoço sobrecarregado e suscetível a uma distensão. Por isso, é fundamental utilizar cadeiras que regulem a altura e posicionar o monitor na elevação dos olhos, para manter o membro relaxado.

3. Joelhos alinhados com o quadril

Ajuste sua cadeira de maneira que seu joelho fique no mesmo nível do quadril, uma cadeira muito baixa pode provocar uma postura curvada e forçar os membros superiores.

4. Coluna lombar e cervical apoiadas nas cadeiras

Boas cadeiras de escritório devem possuir apoio com uma pequena saliência na região da coluna lombar, para apoiá-la de ambos os lados e facilitar uma posição ereta e mais confortável. 

5. Movimente-se

Faça algumas pausas durante o expediente, ir ao banheiro ou pegar um café já contribuem para uma sensação de conforto. Se possível, faça isso a cada 1 hora.

Fonte:Sittz



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES