Luxuosa! Conheça uma das mansões mais caras do mundo em Villa Leopolda

Com 19 quartos, 14 banheiros, uma pista de boliche, várias salas de jantar e obras de arte valiosas em seu interior, a casa se destaca.

A Villa Leopolda | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No litoral sul da França, entre o principado de Mônaco e a cidade de Nice, está localizada a Villa Leopolda. Terceira maior casa do mundo e a mais cara da Europa — não considerando o Palácio de Buckingham —, essa luxuosa mansão já foi o endereço de diferentes pessoas nas últimas décadas e cenário para um filme de Alfred Hitchcock. 

Sua história remonta à realeza belga, e a atual casa foi construída entre 1929 e 1931 pelo arquiteto Ogden Codman. Com 19 quartos, 14 banheiros, uma pista de boliche, várias salas de jantar e obras de arte valiosas em seu interior, ela está localizada em uma das áreas mais glamorosas do mundo: a Riviera Francesa.

Conheça uma das mansões mais caras do mundo em Villa Leopolda (Foto: Reprodução)A história da Villa Leopolda começa em 1902, quando o rei Leopoldo II da Bélgica adquiriu o terreno onde ela está atualmente localizada. O local era usado como casa de veraneio do monarca e foi dada como presente à sua amante, uma prostituta parisiense conhecida como Caroline Lacroix.

Assim como Leopoldo II, Lacroix era pouco popular entre os belgas. Ela recebeu o título de Baronesa Vaughan, e após a morte do rei em 1909, herdou diversos terrenos, entre eles, as terras onde agora fica a Villa Leopolda.

Após a morte do rei em 1909, seu sobrinho, Albert I — que assumiu o trono da Bélgica — expulsou Lacroix da região. A casa foi pouco utilizada e chegou a servir como hospital militar durante a Primeira Guerra Mundial.

A situação só mudou quando o terreno passou para Thérèse Vitali, condessa de Beauchamp. Foi ela quem solicitou as primeiras reformas na propriedade, que serviram como a base para a atual construção. Alguns anos depois, ela vendeu a mansão para o arquiteto americano Ogden Codman, responsável pelo projeto que está lá até hoje.

A Villa Leopolda

Em 1929, Codman deu início a um dos seus projetos mais ambiciosos. Ele queria que a mansão se tornasse sua grande obra arquitetônica, com toda a reforma durando dois anos. Foi nessa época que ela recebeu o nome de Villa Leopolda. Porém, o projeto se tornou extremamente caro e, em 1931, Codman precisou alugar a residência para poder conseguir dinheiro.

A Villa Leopolda (Foto: Reprodução)Com a morte do arquiteto em 1951, a Villa Leopolda passou por vários proprietários. Entre eles, o ex-presidente da Fiat, Gianni Agnelli, e o designer de moda Gianni Versace — nesse período, a mansão também serviu como locação para o filme Ladrão de Casaca, de Alfred Hitchcock. Finalmente, em 1987, a mansão foi adquirida por Edmond e Lily Safra — Edmond era um banqueiro libanês e conheceu Lily ao se mudar com a família para o Brasil. 

O casal manteve a residência na Villa Leopolda durante todo o casamento, que teve fim em 1999, quando Edmond faleceu. Em meados dos anos 2000, Lilly deu início a uma negociação para vender a mansão. Quem iria comprar era Mikhail Prokhorov, o segundo homem mais rico da Rússia, que chegou a pagar US$ 53 milhões para dar início ao processo de aquisição.

Porém, com a crise imobiliária de 2008, o russo desistiu da compra. Ele abriu um processo para recuperar o valor investido, mas o dinheiro nunca foi devolvido. Lily Safra acabou doando os US$ 53 milhões para várias instituições de caridade. Ela morou na Villa Leopolda até sua morte, no dia 9 de julho de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES