Má postura em home office pode acarretar problemas à saúde

Dores na região cervical, dorsal e membros superiores são alguns dos sintomas que precisam de atenção

Má postura em home office pode acarretar problemas à saúde | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para a maior parte das pessoas o ambiente do lar se tornou uma extensão do trabalho devido a pandemia. O alerta para o home office tem a ver com a má postura, que repercute na qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. As dores mais comuns são nas regiões cervical, dorsal e membros superiores (ombros). Quando não prevenidas e tratadas, podem se agravar, tornando-se crônicas.

A Dra. Sara Portela, ortopedista e especialista em ombro, pontua que no ambiente de trabalho convencional (empresas) geralmente as pessoas têm uma boa ergonomia, mas ao transferir as atividades para o lar, o local pode não estar adaptado para a jornada diária. “Os pacientes que usavam no trabalho computador desktop conseguiam ter uma determinada ergonomia. A partir do momento que vão trabalhar em casa, a maioria passa a usar um notebook. A tela acaba ficando numa posição mais baixa e isso leva a uma mudança na postura, especialmente da coluna cervical e dos membros superiores”, explica.

Má postura em home office pode acarretar problemas à saúde

Os cuidados com a postura devem ser extensivos a todas as atividades diárias, como ao deitar, sentar à mesa, entre outras. No home office, ter atenção à posição da tela do notebook, tentando elevá-la um pouco para que fique mais ao nível da linha do horizonte; comprar um mouse e teclado à parte, bem como fazer uma pausa (levantar, caminhar) a cada quarenta ou cinquenta minutos são algumas das dicas da especialista para prevenir problemas.

A médica também destaca que a prática de atividades físicas é uma maneira de se adquirir boa postura, não somente no ambiente de trabalho. “A musculatura dorsal e lombar, estando bem condicionadas, naturalmente o paciente já vai adotar uma boa postura. A pessoa adquire a consciência corporal, que é uma característica que auxilia de forma importante”, salienta.

Má postura em home office pode acarretar problemas à saúde

A médio e longo prazo os pacientes que vêm adotando uma má postura (ergonomia), a tendência é que as queixas e dores se tornem crônicas, levando a uma alteração ainda pior da postura. “A algo que passe a não ser tão facilmente corrigido com uma terapêutica de fisioterapia ou até mesmo atividade física. E esses vícios posturais podem repercutir na saúde das articulações, na maneira como os ombros vão funcionar”, finaliza a Dra. Sara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES