Manter o riso é sempre a melhor alternativa, segundo especialista

Psicóloga analisa as formas de distração que estão em alta e ressalta ainda como procurar o verdadeiro bem-estar para conseguir sorrir sempre

O humor é importante e vai dizer muito dos nossos comportamentos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa na Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), afirma que o riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas. As pessoas que riram mais durante o estudo tiveram o risco de problemas cardíacos reduzido significativamente. Dar boas risadas pode ainda aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, de acordo com o levantamento. Após um ano, o grupo que foi estimulado a gargalhar elevou seus níveis de HDL, o bom colesterol, em até 26%. No grupo de controle o aumento foi de apenas 3%.

Diversas pesquisas também comprovam que quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, um hormônio que age como um “analgésico natural” e leva a uma sensação de bem-estar e tranquilidade, favorecendo a circulação sanguínea, que pode até mesmo inibir o estresse. Com todos esses benefícios, a ação tem uma data própria. O Dia Internacional do Riso é celebrado em 18 de janeiro.

A psicóloga Daniela Dias Barros Schmidt reforça esses estudos. “O humor é importante e vai dizer muito dos nossos comportamentos, da forma como agimos no mundo. O riso é uma importante fonte de bem-estar”, destaca ela. O último ano, porém, foi difícil para todos e afetou um pouco a questão. “Nesse processo de pandemia o nosso humor ficou extremamente alterado. Por muitas vezes nós perdemos a capacidade de sorrir”, relata.

Ela lembra que o riso é algo contagiante e que, para as pessoas estarem com ele sempre presente, precisam procurar seu bem-estar. “Devemos buscar um sentido maior de vida, o que meu trabalho vai me oferecer, minha família, meu lazer, a minha espiritualidade; pensar sobre o que isso tudo pode gerar de benefício para esse bem-estar”, analisa Daniela.

Daniela Dias lembra que esse é o caminho para manter o bom humor no cotidiano mesmo estando em casa, longe das baladas e das plataformas, e praticando o distanciamento social necessário nesse momento pandêmico. “A minha dica é buscar um processo de autoconhecimento em terapias, meditação, ioga e outras formas para que a gente encontre meios de ter esses momentos de bem-estar que sejam mais permanentes e não apenas por cinco minutos em uma rede social ou programa de entretenimento”, revela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES