Beijo contribui para câncer mais que cigarro e bebida, diz médico

O beijo é o principal fator para câncer de cabeça e pescoço.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um médico australiano alertou que o beijo superou o cigarro e a bebida, se tornando o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

Dr. Mahiban Thomas, que é chefe de cirurgia maxilo-facial e de cabeça e pescoço no Hospital Real Darwin, na Austrália, advertiu que beijar na boca pode passar o HPV (vírus do papiloma humano) – uma família de vírus que pode levar ao cancro.

Dr. Thomas explicou que, de acordo com estudos feitos na América, cerca de 70 % dos cânceres de cabeça e pescoço são ligados ao HPV.

A ligação do HPV com o câncer é bem conhecida, mas é geralmente associada com o câncer cervical. No Reino Unido, todas as meninas com idades entre 12 a 13 anos recebem vacinas contra o vírus.

A relação íntima via oral contribui para infecções na hora do beijo, mas beijar vários parceiros também está ligado ao aumento das chances de contrair a doença.

“Se alguém beijou mais de seis pessoas o risco de contrair o HPV é maior, e se alguém beijar acima nove pessoas o risco é significativamente mais elevado,” comentou Thomas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES