Melhor caminho para emagrecer é fazer pausas na dieta, diz estudo

Para emagrecer é melhor seguir sempre uma dieta ou fazer pausas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Emagrecer não é uma tarefa fácil e exige dedicação aos exercícios físicos, disciplina para seguir uma dieta ou alimentação regrada e paciência até começar a ver os resultados. Mas um estudo publicado este mês traz um alento para quem quer perder peso. Segundo a pesquisa, fazer pausas na dieta traz mais resultados do que seguir sempre todas as restrições. 

O estudo, feito por universidades da Austrália, foi publicado no "International Journal for Obesity" na semana passada e mostrou como um respiro na dieta ajuda a emagrecer . 

Dieta sem parar x dieta com pausas

Para o estudo, pessoas obesas foram separadas em dois grupos que passaram por 16 semanas de dieta que reduzia em um terço a quantidade de calorias ingeridas. Um grupo seguiu o plano alimentar de forma ininterrupta e o outro fez pausas. Nesse segundo grupo, os integrantes seguiam a dieta por duas semanas, paravam por duas semanas - mas eram orientados a ainda seguir uma alimentação balanceada nesse período - e retornavam à dieta. Esse grupo ficou no estudo por mais tempo, até que se completasse as 16 semanas no plano de restrição de calorias. 

Ao final de todo o período da pesquisa, foi notado que o grupo que realizou as pausas teve uma perda de peso maior. Além disso, também voltaram a ganhar menos peso depois do estudo em comparação ao grupo que fez a dieta sem interrupções. Seis meses depois da pesquisa, a média de emagrecimento daqueles que fizeram as pausas foi aproximadamente 7,7 kg melhor. 

Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque a dieta altera uma série de processos biológicos no corpo que podem levar, com o tempo, a diminuir a perda de peso e até a contribuir para o ganho de peso. Por exemplo, em uma alimentação restritiva, o corpo tenta estocar gordura como uma maneira de se proteger e guardar uma fonte de energia e, com isso, pode ficar mais difícil emagrecer. Por outro lado, o estudo não tem uma conclusão clara do porquê as idas e vindas da dieta mostraram melhores resultados, mas algumas sugestões são que não há adaptação do corpo e que é mais fácil manter a alimentação regrada dessa maneira, com esses "respiros" no meio do caminho. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES