Meteoro cruza céu de 3 estados e é visto na Paraíba, Pernambuco e Ceará

Trajetória do meteoro, conforme a Bramon, foi de sudoeste para nordeste, indo na direção de Patos e Santa Luzia, na Paraíba

meteoro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um meteoro cruzou o céu da Paraíba, Pernambuco e Ceará na última quara-feira (2) e foi registrado por câmeras. O evento foi observado em pelo menos sete cidades.

Registro do meteoro na cidade de Serra Branca, na Paraíba - Foto: Reprodução

O astrônomo amador e diretor técnico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Marcelo Zurita, explica que, pelas imagens dos registros, o evento ocorreu sobre a Paraíba. "A trajetória dele foi de sudoeste para nordeste, indo na direção de Patos e Santa Luzia", relata.

De acordo com Marcelo Zurita, céus limpos sempre ajudam na observação desse tipo de fenômeno. No entanto, não costuma ocorrer nessa época do ano. "Nesta época do ano, ninguém sabe o porquê, há poucos registros de meteoros. Eles voltam a reaparecer no final de março", explica o também presidente da Associação Paraibana de Astronomia.

Ainda assim, conforme explica Marcelo, nada impede que, esporadicamente, seja possível registrar algum meteoro mais luminoso como esse.

O astrônomo amador explica que o meteoro é um fenômeno luminoso. "Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente", detalha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES