Mitos e verdades sobre o período menstrual

Especialista esclarece as principais dúvidas das mulheres

| Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitas mulheres, menstruar sinaliza o bom funcionamento do corpo. No entanto, para outra parte da população feminina, o período traz desconforto, dores e irritação. Apesar das diversas opiniões sobre o tema, a verdade é que a menstruação ainda é cercada de diversas dúvidas.

Abaixo, Renato de Oliveira, ginecologista, revela os principais mitos e verdades que envolvem o período menstrual:

1 - É impossível engravidar durante o período menstrual

Mito. A menstruação significa que a preparação da parte interna do útero, denominada endométrio, descamou após a ovulação que aconteceu, geralmente, 14 dias antes. Entretanto, para mulheres com ciclos irregulares ou com sangramentos anormais, pode haver uma confusão sobre o que seria a menstruação propriamente dita. “Assim, em casos de ciclos irregulares, ou seja, fora do período entre 25 e 35 dias para quem não faz uso de anticoncepcional e para quem apresenta sangramentos vaginais anormais, é necessário procurar um especialista”, recomenda Renato.

2 - Menstruação irregular pode indicar problema de saúde

Verdade. Dentre as causas mais comuns da menstruação irregular estão o hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, alterações na glândula suprarrenal, tumor na hipófise ou até mesmo estresse. Outro ponto que deve ser analisado é o fluxo de sangue menstrual, que em grandes quantidades pode causar anemia. Portanto, desde a primeira menstruação, registre a data de início e quantos dias duram, assim é possível verificar se os ciclos mantêm sempre um mesmo intervalo sendo, então, considerado regular ou não.

3 - Absorvente interno e coletor menstrual podem tirar a virgindade

Mito. A perda da virgindade é um conceito que pode levar a algumas considerações, inclusive sobre a ruptura do hímen. Porém, de um modo geral, depende da penetração no ato sexual. “Neste cenário, para as mulheres que ainda não tiveram relação sexual, o uso de dispositivos internos à vagina não é recomendado”, alerta.

4 - A mulher fica menos produtiva durante o período menstrual

Verdade. De acordo com o Estudo DISAB (Dismenorréia & Absenteísmo no Brasil), desenvolvido por ginecologistas e publicado na Revista Brasileira de Medicina, a cólica menstrual diminui em até 67% a capacidade de produção no trabalho profissional e na realização das atividades diárias.

5 - Não é indicado fazer atividade física durante a menstruação

Mito. Muitas mulheres acreditam que o melhor a fazer no período menstrual é descansar, no entanto, os exercícios ajudam no combate à cólica e aos sintomas da TPM, pois o corpo libera endorfina - substância que aumenta a sensação de bem-estar. Outro benefício é a melhora a circulação sanguínea, que ajuda a amenizar contrações do útero.

6 - Comer chocolate melhora a TPM

Verdade. O chocolate possui substâncias de efeito estimulante e antidepressivo, como a serotonina, que traz sensação de prazer e conforto.

7 - Mulheres que trabalham juntas podem menstruar no mesmo período

Verdade. “Não há uma explicação cientifica comprovada, mas acredita-se que esse fenômeno pode acontecer por causa dos feromônios, odores naturais exalados pelo corpo feminino que não somos capazes de perceber e que poderiam causar esse sincronismo”, finaliza o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES