Morre indiano que afirmava estar 80 anos sem comer nem beber

O homem chegou a ser estudado e foi vigiado constantemente por câmeras, e permaneceu sem beber, comer, urinar ou defecar por duas semanas

| (foto: Sam PANTHAKY / AFP)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um iogue indiano que afirmava não comer nem beber há 80 anos, o que levou a estudos médicos e levantou dúvidas, morreu nesta terça-feira (26) aos 90 anos, anunciou a agência AFP.

Prahlad Jani, um asceta de longa barba e um pingente no nariz, veio da pequena cidade de Charada, no estado de Gujarat (oeste da Índia) e garantia que não consumia nem água nem comida desde os 11 anos.

(foto: Sam PANTHAKY / AFP) 

"Morreu nesta terça-feira pela manhã, de velhice, em sua casa", declarou à AFP Sheetal Chaudhary, seu vizinho. 

Jani dizia que foi abençoado por uma deusa em sua infância, o que lhe deu alguns poderes especiais. "Recebo o elixir da vida através do orifício de meu paladar, o qual me permite viver sem alimento nem água", contou à AFP em 2003.

Não é possível comprovar se o iogue estava sem consumir água nem comida durante todas essas décadas. Para os médicos, é impensável que o corpo humano possa aguentar um jejum tão longo.

O asceta criou uma pequena comunidade de fiéis e atraiu a atenção dos cientistas. Equipes médicas indianas o observaram em duas ocasiões, em 2003 e 2010.

Durante o segundo estudo, foi vigiado constantemente por câmeras, e permaneceu sem beber, comer, urinar ou defecar por duas semanas, o que gerou uma grande surpresa entre os especialistas que o observavam.

"Este fenômeno é um mistério", declarou um neurologista da equipe naquele momento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES