Morre primeiro paciente transplantado com coração de porco

Ainda não é possível afirmar se o corpo do paciente rejeitou o órgão ou não, mas o caso será investigado com cuidado pelos pesquisadores.

Ainda não é possível afirmar se o corpo do paciente rejeitou o órgão ou não, mas o caso será investigado com cuidado pelos pesquisadores. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

David Bennett, a primeira pessoa a receber o coração de um porco geneticamente modificado em uma cirurgia de transplante, morreu nessa terça-feira (09/03) no Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), no mesmo lugar onde o procedimento foi realizado dois meses atrás.

Segundo um porta-voz do hospital ouvido pelo jornal The New York Times, ainda não é possível afirmar se o corpo do paciente rejeitou o órgão ou não, mas o caso será investigado com cuidado pelos pesquisadores.

O paciente era portador de uma doença cardíaca terminal. Após passar meses na cama ligado a uma máquina de suporte à vida, esperando e sendo rejeitado na lista de espera para receber um coração humano, ele concordou em participar da pesquisa experimental. Um dia antes da cirurgia, Bennett declarou que: "Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última opção".

Cirurgiões durante a realização do transplante cardíaco inédito (Foto: UMSOM/Divulgação via Reuters)

Esse tipo de procedimento em que um animal transplanta um órgão, um tecido ou células para outra espécie é conhecido como xenotransplante e ele já é utilizado pela medicina moderna, como, por exemplo, nos usos de válvulas cardíacas ou enxertos da pele do porco no tratamento de seres humanos. Mas a expectativa para o futuro é que o procedimento consiga crescer e, assim, ser viável para aliviar a fila de pessoas que aguardam por doações de órgãos.

Leia Mais

Segundo informações do G1, o porco doador pertencia a um rebanho que passou por uma técnica de modificação genética, que removeu um gene que poderia desencadear uma forte resposta imune no corpo do ser humano transplantado com o órgão. A responsável por esse procedimento foi a empresa de biotecnologia Revivicor.

Bartley Griffith, o médico que executou a cirurgia, afirmou ao jornal estadunidense que o hospital está “devastado” com a perda de Bennett e que ele se provou ser “um paciente corajoso e nobre que lutou até o final”.

*Com informações do G1 e do Globo Rural



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES