Mulheres aumentam o desejo por doces durante a TPM

Alimentos alternativos podem aliviar tensões

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mau humor, fúria, angústia, cansaço, insônia, irritabilidade e depressão somados com enjoo, dor abdominal, inchaço abdominal, vômitos, dor de cabeça, dentre outros sintomas físicos e psíquicos, fazem parte da TPM ou síndrome pré-menstrual.

Estes sintomas, de uma maneira geral, duram entre 5 e 10 dias antes da menstruação. Para algumas mulheres, o grande desafio neste período é lidar com o imenso desejo de comer doces, especialmente o chocolate. Segundo especialistas, o próprio organismo pede nutrientes encontrados, principalmente, no cacau.

De acordo com a nutricionista Camilla Paiva, acredita-se que o consumo de açúcar aumenta a disponibilidade de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que é um neurotransmissor importante no processo bioquímico do sono e do humor.

O triptofano está presente no chocolate, e uma ótima fonte deste aminoácido seria o chocolate amargo. “Os carboidratos que possuem alto índice glicêmico, como o chocolate, promovem maior síntese de serotonina e consequentemente uma melhora do humor”, explica a nutricionista.

Durante o período da TPM, os níveis de triptofano diminuem e isso leva a uma compulsão por doces e mal humor.

Por isso a procura por doces se torna maior neste período. Na TPM há uma maior liberação de cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que auxilia o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribui para um melhor funcionamento do sistema imune e mantém os níveis de açúcar do sangue constantes.

A professora Viviana Vieira Pimentel, de 26 anos, sofre mensalmente com a TPM. Para aliviar os sintomas ela come doces, mas depois sente culpa. Durante a TPM eu como doces um pouco mais que o normal porque sinto prazer.

Geralmente quase uma caixa inteira de bombom de chocolate sozinha”, comenta a professora ao colocar que seu doce preferido é o chocolate. “Também gosto muito de sorvete, açaí e chantilly”, acrescenta.

Segundo a nutricionista, os sintomas da TPM podem ser aliviados através de uma alimentação rica em magnésio e alimentos que contenham triptofano, um baixo consumo de gorduras, sal e açúcares.

Consumo pode ser antes ou após prática de exercícios

Para a mulher que está na TPM ou com ansiedade e tensão e sente muita vontade de comer doce, especialmente o chocolate, o consumo ideal é de 6 gramas por dia, o que equivale a um quadradinho.

Camilla Paiva afirma que, geralmente, a mulher tem pico de cortisol pela manhã e ao final da tarde, algo que provoca estresse. Se consumido durante este período, a ingestão de chocolate pode equilibrar o efeito deste hormônio e então a tensão alivia um pouco.

"Outro horário indicado para o consumo dos doces durante esse período seria antes ou após a prática de exercícios físicos, pois o açúcar é um ótimo nutriente para a recuperação dos músculos", completa.

O período matinal também é indicado pois é o horário em que o metabolismo está mais acelerado, o que contribui para uma queima mais rápida de gordura e açúcar, e consequentemente a uma perda de peso mais significativa.

Os nutrientes em maior quantidade encontrados nos doces também fazem parte da pirâmide alimentar e são tão importantes quanto os demais para uma dieta balanceada, pois são fontes de energia para o organismo.

Alguns exemplos são: em maior quantidade açúcares e gorduras e em quantidades mais moderadas proteínas, cálcio, magnésio, ferro, zinco e algumas vitaminas.

Alimentos alternativos podem aliviar tensões

A dica da nutricionista para evitar o abuso de açúcar durante a TPM e o risco de engordar, é buscar alternativas prazerosas. O ideal, segundo ela, é consumir o açúcar de forma moderada e praticar exercícios físicos ou buscar outras formas saudáveis e agradáveis para se aliviar as tensões.

"Desde que seja em quantidade adequada, pode se optar por comer um doce para aliviar a tensão, pois devemos buscar aquilo que nos satisfaça, porém de forma saudável.

Buscar alimentos naturais e saudáveis ricos em triptofano como por exemplo: abacaxi, banana, kiwi, ameixa, nozes, sardinha, aveia, etc., é uma ótima forma de se evitar doces durante a TPM, e uma forma saudável de regular os níveis de açúcar e colesterol sanguíneos, pois também são alimentos ricos em fibras", destaca Camilla Paiva.

O açúcar em excesso é um vilão para a saúde, pois está diretamente associado à doenças crônicas não transmissíveis como o Diabetes mellitus, a arteriosclerose e a obesidade.

O açúcar não contém os micronutrientes necessários para a sua metabolização, o que facilita o seu auto armazenamento. Além do mais, o consumo de açúcar pode se tornar um vício. Então o ideal é evitar o consumo de açúcar em excesso, principalmente durante uma dieta.

A professora Viviana Pimentel tem receio e sempre costuma fazer exames para saber os níveis de glicose no sangue.

"Eu temo muitas doenças como diabetes. Comer doces me dá muita sede e tenho consciência que em excesso faz muito mal. Com cuidado e consumo moderado, espero não ter problemas", coloca.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES