Imagens expõem a realidade bárbara de uma tradição antiga

Pés de lotus: Fotografo registrou pés de mulheres que seguiram essa tradição na juventude

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para a maioria de nós, a ideia de usar sapatos um número menor, que seja, é insuportável ? mas, durante séculos as mulheres na China enfaixavam os seus pés para que eles parecessem menores do que naturalmente eram.

O ato de amarrá-los com ataduras, que começou a ser adotado lá no século 10, servia para mostrar que aquela mulher seria uma boa esposa. É seguro dizer que, se isso fosse um indicador-chave em nossas relações, nós permaneceríamos solteiras para sempre.

O fotógrafo Jo Farrell, de Hong Kong, decidiu então fotografar algumas mulheres que se sujeitaram a esta prática dolorosa durante a juventude.

O ?pé de lótus? foi proibido em 1911, tornando estas mulheres ? todas em torno de seus 80 e 90 anos ? algumas das últimas remanescentes que experimentaram essa bárbara tradição.

Jo, que chegou a lançar no Kickstarter uma campanha para arrecadar fundos a fim de fazer mais fotos, explicou por que amarrar os pés tornou-se algo tão comum.

O procedimento em si era bastante brutal ? as unhas eram cortadas antes de os pés serem mergulhados em água quente ou em uma mistura de ingredientes (combinação de várias ervas, castanhas e urina e sangue animal quente) a fim de amaciar o tecido envolto.

Depois, os pés eram massageados e ensopados com alume, um tipo de mineral. Em seguida, os dedos a partir do dedão eram quebrados um a um e dobrados sob a sola antes de todo o pé ser enrolado com um tecido bem apertado.

Vez ou outra, o arco dos pés também quebravam, o que permitia que eles ficassem retos como continuação das pernas.

Ainda no Kickstarter, Jo disse: "Em todas as culturas existem formas de modificação do corpo que estimulam percepções diferentes de beleza?. Como exemplo, ele cita o Botox, os implantes mamários, tatuagens, remoção de costelas, retirada do dedinho dos pés...

?Acredito que este projeto seja de importância internacional e, por isso, deveria estar em museus e fazer parte de estudos antropológicos relacionados a tradições e culturas.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES