Mundo pode ter década mais quente da história, aponta pesquisa

O estudo aponta que estamos bem no meio dessa década que é puro calor.

| Reprodução/Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo previsões do Met Office, o serviço meteorológico do Reino Unido, é bem provável que estejamos vivendo a década mais quente da história.

O estudo aponta que estamos bem no meio dessa década que é puro calor. A agência registra o clima desde 1850. Segundo os dados coletados até então, os anos entre 2014 e 2023 podem ser os mais quentes de que se tem registro. O patamar de confiança da estimativa é de 90%.

Acredita-se que as temperaturas dos próximos cinco anos serão até 1ºC mais quentes do que as registradas antes da revolução industrial. A primeira vez que isso ocorreu foi no ano de 2015. Desde então, todos os anos as temperaturas vêm ficando próximas desta marca de 1ºC a mais, o que deve se fortalecer ainda mais nos próximos cinco anos.

A previsão do Met Office vai até 2023 e os cientistas acreditam que, pela primeira vez, possamos superar o limiar de 1,5ºC acima da temperatura pré-industrial, o que violaria o estabelecido no acordo de Paris. O aquecimento será sentido no mundo inteiro, mas principalmente no Ártico. Essa oscilação, no entanto, deverá ser temporária.

O prognóstico do serviço britânico confirma outras pesquisas na área. A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos, divulgou recentemente um estudo que aponta que 2018 foi o quarto ano mais quente de que temos notícia. Os três anos com temperaturas mais elevadas teriam sido, na ordem, 2016 (mais quente), 2015 e 2017.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES