Museu reúne fotos manipuladas um século antes do Photoshop

A ideia é mostrar como os fotógrafos utilizavam a manipulação pré-Photoshop também para enganar ou para fazer humor

Avalie a matéria:
Malabarismo com cabeças faz parte da exposição "Faking it" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso do Photoshop, a partir dos anos 1990, popularizou a edição de fotografias, mas muito antes disso já se podia modificar imagens. Uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, pretende mostrar justamente as manipulações anteriores à Era Digital. Intitulada ?Faking It: Manipulated Photography Before Photoshop?, a exposição apresenta 200 fotografias, feitas entre as décadas de 1840 e 1990. A ideia é mostrar como os fotógrafos utilizavam a manipulação pré-Photoshop também para enganar ou para fazer humor.

As técnicas usadas nessas imagens incluem a múltipla exposição (na qual o mesmo filme é exposto várias vezes), impressão combinada (na qual uma única impressão é exposta a vários filmes), fotomontagem, overpaiting e pintura sobre o negativo ou foto impressa. As fotografias estarão divididas em sete seções: ?Fotos perfeitas?, ?Truque em nome da arte?, ?Política e persuasão?, ?Inovação e entretenimento?, ?Imagens em impressão?, ?Olhos da mente? e ?Protoshop?.

A exposição ficará em exibição até janeiro de 2013. A partir de setembro, o Metropolitan Museum of Art apresenta também uma exposição sobre a manipulação pós-Photoshop, chamada ?After Photoshop: Manipulated Photography in the Digital Era? (Depois do Photoshop: Manipulação Fotográfica na Era Digital).

Veja uma amostra das fotografias da exposição, feitas sem a ajuda de programas de editoração eletrônica:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES