Não sabe fazer nem ovo? Aprenda a usar o ingrediente de forma correta

Chef Melchior Neto dá dicas para acertar no preparo

Com um bom pão e um café quente, pode ser uma ótima opção | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cozinhar tem sido uma alternativa para muitas pessoas durante o período de isolamento. Os novos cozinheiros estão cada dia mais ousados e criativos em seus preparos, mas antes de se jogar nas receitas mais elaboradas que tal arrasar no básico?

O ovo, embora simples, é um ingrediente muito versátil e saboroso, mas um grande desafio para muitas pessoas. Pensando nisso, o chef Melchior Neto preparou um manual com dicas para o preparo dessa iguaria que está presente em todas as gastronomias pelo mundo.

Ovo frito – Talvez seja a versão mais conhecida do ovo. Com um bom pão e um café quente, pode ser uma ótima opção no café da manhã. No almoço, com arroz e feijão é tradição. Para conquistar o Ovo Perfeito, você precisa de uma boa frigideira com antiaderente. Em fogo médio, quase para baixo, inicie o preparo adicionando a gordura de sua preferência (óleo, azeite, manteiga, etc). Não é necessária uma quantidade grande, pois o ovo não deve ser frito em imersão. Em seguida adicione o ovo e assim que a clara começar a cozinhar, tempere com sal e pimenta. O ponto do Ovo Perfeito é quando a clara fica completamente branca, o que significa que o ovo já está cozido e com a gema cremosa. Para quem prefere a gema mais firme, a dica é utilizar uma espátula para virar o ovo e cozinhar um pouco mais a gema. “Para ficar ainda mais saboroso, você pode colocar o sal e a pimenta antes de adicionar o ovo na frigideira, garantindo a distribuição do tempero de forma uniforme”, ensina o chef.

Ovo cozido – Esse clássico está presente em diversos pratos da gastronomia mundial, mas ainda gera muitas dúvidas e erros. O primeiro passo é sempre colocar os ovos em água fervente.  É importante ficar atento, pois se água estiver com uma temperatura muito alta os ovos podem se bater e formar rachaduras na casca interferindo no ponto do cozimento.

O ovo deve ficar no fogo por pelo menos 5 minutos, tempo necessário para cozinhar a clara e deixar a gema mole e cremosa, ponto conhecido por muitos como Ovo Mollet. Para os que gostam da gema mais firme, o ideal é cozinhar por 7 minutos. Passando desse tempo, o ovo começa a ficar esverdeado, duro e com textura muito seca.

Reprodução internet

“O segredo é transferir o ovo para uma tigela com água gelada assim que atingir o tempo determinado para interromper o cozimento e garantir que você consiga descascar o ovo sem quebrar”, alerta o Neto.

Ovos mexidos – Queridinho do brunch e do café da manhã, o ovo mexido é muito temido entre os cozinheiros iniciantes. “Um erro recorrente é deixar os ovos por muito tempo no fogo e eles se transformarem em uma omelete”, explica o chef. Para isso não acontecer o preparo deve ser feito sempre em fogo baixo. Em uma panela adicione a gordura de sua preferência (óleo, azeite, manteiga, etc) e os ovos, e com a ajuda de uma colher mexa sempre até a mistura começar a cozinhar. Tempere com sal e pimenta e mexa devagar, isso garante a cremosidade do prato. O ovo mexido está pronto assim que começar a desgrudar da panela.

Ovo Pochê – Considerado o pavor da cozinha, é um dos mais fáceis de preparar. “A dica é mergulhar o ovo, ainda com a casca, em água fervente por apenas 10 segundos para manter a clara mais firme”, ensina Neto. Quebre o ovo em uma vasilha e reserve. Enquanto isso, ferva (sem deixar borbulhar) água com um pouco de vinagre branco e com uma colher faça um redemoinho e jogue o ovo com cuidado bem no centro, sem que a gema fure. “A dica é abaixar o fogo e deixar por 4 minutos exatos até a clara cozinhar e a gema permanecer molinha. Aí é só temperar do jeito que quiser: com sal, molhos, ervas, etc. e comer com torradas, brioches ou waffle”, finaliza Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES