Nasa anuncia ter encontrado água na superfície da Lua

Embora tenha havido muitas evidências da presença de água na lua, eram consideradas restritas a crateras profundas com quilômetros de largura.

Nasa anuncia que descobriu água no lado claro da Lua | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A água na Lua pode ser mais abundante e acessível do que se pensava, o que pode ser uma boa notícia para futuros astronautas. Foi o que anunciou a NASA, nesta segunda-feira (26).

Paul Hayne, da Universidade do Colorado, em Boulder, e sua equipe usaram imagens de câmeras e medições de temperatura feitas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA para mapear regiões frias e permanentemente sombreadas na lua, que são considerados os locais com maior probabilidade de conter gelo devido a sua falta de exposição à luz solar.

Nasa anuncia que descobriu água no lado claro da Lua

Embora tenha havido muitas evidências da presença de água na lua, essas “armadilhas frias” eram consideradas restritas a crateras profundas com quilômetros de largura. No entanto, a equipe descobriu que também existem micro-armadilhas frias - áreas na escala de metros e milímetros que estão permanentemente sombreadas e, portanto, podem conter gelo mais acessível. Ao todo, os pesquisadores estimam que as armadilhas frias ocupem cerca de 40.000 quilômetros quadrados, ou cerca de 0,1 por cento da superfície da lua.

“Estamos vendo bilhões e bilhões dessas armadilhas frias em escalas nunca vistas antes”, diz Hayne. “Isso representa uma oportunidade de extrair gelo com muito mais rapidez. Achamos que isso é revolucionário em termos do que será possível para os astronautas na lua. ”

Um estudo separado também confirmou a presença de gelo de água (H2O) em vez de hidroxila (OH), que as observações anteriores não conseguiram distinguir. Casey Honniball do Goddard Space Flight Center da NASA em Maryland e seus colegas usaram o telescópio SOFIA da agência, que é montado em um avião para obter uma visão mais clara da atmosfera da Terra, para localizar uma assinatura espectral exclusiva da água. “Gritei de empolgação”, diz Honniball.

Honniball diz que as leituras são consistentes com a presença de moléculas individuais de água incorporadas em grãos na superfície lunar. “Espera-se que essa forma de água se espalhe pela superfície”, diz ela.

“A água é fundamental para a vida humana, mas seu lançamento no espaço é caro”, diz Honniball. “Encontrar água na lua pode significar que podemos utilizar a água que está lá em vez de trazer a água conosco.”

Mas ainda não está claro o quão estável é a água nesta forma por longos períodos, diz William Bottke, do Southwest Research Institute, no Colorado. “Os astronautas também podem ter grande dificuldade em extrair essa água”, diz ele. “Por exemplo, para encher uma garrafa, os astronautas podem precisar processar milhares de quilos de rochas.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES