NASA lança telescópio espacial para observar galáxias e estrelas

Estrutura de alta tecnologia permite observar o espaço sideral. O novo telescópio foi nomeado como “James Webb”.

James Webb | NASA/DESIREE STOVER
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A NASA lançou, com sucesso, um novo telescópio espacial para observar o universo, podendo analisar estruturas como estrelas e galáxias. Nomeado como James Webb, em homenagem a um técnico da década de 60 da empresa espacial, o equipamento de alta tecnologia vai complementar o Hubble, que está em órbita desde 1990.

O telescópio foi lançado ao universo na manhã de Natal (25), na base da Agência Espacial Europeia (ESA) localizada na Guiana Francesa, ao Norte do Brasil, na América do Sul. 

O telescópio James Webb. Crédito: CHRIS GUNN/NASA.

O equipamento infravermelho é bem pesado, com 6,5 toneladas. Em 13 dias ele deve perder algumas estruturas e ficar do tamanho semelhante ao de uma quadra de tênis. Para ficar pronto ele teve um custo de mais de U$$9 bilhões.

No espaço, o James Webb vai ficar bem distante da terra: 1,5 milhões de quilômetros de universo separam o aparelho do planeta. Mais moderno, o telescópio consegue enxergar com mais nitidez, por captar mais luz e imagens ainda mais distantes que o Hubble, que permanece em operação.

Estrutura está em órbita. Crédito: NASA/DESIREE STOVER.

A expectativa é que o telescópio permaneça funcionando nos próximos 10 anos, a depender do combustível disponível na espaçonave que parece ter saído do futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES