Natal: o que essa data realmente significa e como surgiu?

Descubra qual é o verdadeiro significado da data religiosa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É difícil encontrar por aí que não goste do Natal, não é verdade? Até porque as pessoas costumam ligar essa época do ano aos presentes de Natal, às bebidas e confraternizações e, claro, às belíssimas comidas da ceia. Mas, você sabe o que realmente significa o Natal?

Comemorado no dia 25 de dezembro e  em sua véspera, na noite do dia 24, o Natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Conforme registros religiosos, essa data existe e é comemorada, pelo menos, há 1.600 anos, pelo menos de forma parecida como é hoje em dia.

O que significa “natal”?

Aliás, antes de mais nada, a palavra “natal” se refere ao local de nascimento ou ao próprio nascimento de alguém. Uma pessoa que nasceu em São Paulo, por exemplo, tem como “cidade natal” a cidade de São Paulo. Entendeu?

Mas, como você já deve ter percebido a diferença, quando a palavra Natal é escrita com “N” maiúsculo está referindo à festa religiosa cristã.

Essa comemoração, inclusive, foi estipulada pela Igreja Católica no ano 350, no século 4, por meio do Papa Júlio I. Desde então, o dia 25 de dezembro ficou oficializado como feriado santo e, com o tempo, entrou para o calendário do mundo ocidental.

O dia 25 de dezembro e o Natal

O problema, no entanto, é que não existe indícios algum de que Jesus Cristo tenha nascido durante o nosso Natal, no dia 25 de dezembro.

Como você já viu nessa outra matéria aqui (clique para ler) existe toda uma explicação complexa para a escolha da data, mas, basicamente, a Igreja resolveu abrir competição à festa pagã da Saturnália, que era celebrada entre os dias 17 e 25 de dezembro.

Símbolos do Natal

Embora muita gente não conheça a fundo o significado do Natal ou de onde vem sua origem verdadeira, é possível que quase todo mundo que comemora essa data conheça pelo menos alguns dos principais símbolos natalinos, que estão presentes nos ritos da época e até mesmo nas decorações.

Abaixo, como você vai ver, destacamos alguns e o que eles significam.

Árvore de Natal

Normalmente representada como um pinheiro, a árvores de Natal conta com vários significados. Um dos mais populares compara seu formato triangular à Santíssima Trindade, um dogma do cristianismo que representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma só pessoa.

Sobre o costume de enfeitar a árvore, registros históricos apontam que o ritual tenha surgido em Estrasburgo, na França, por volta do ano de 1539. Na América Latina, por outro lado, esse costume só se instalou mesmo no século 20.

Papai Noel

A figura do Papai Noel é inspirada em São Nicolau, um bispo do século III, que tinha o hábito de presentear as crianças. Nessa outra matéria aqui (clique para ler) você vai entender melhor como esse personagem popular surgiu e a história que o inspirou.

Estrela de Natal

A estrela que normalmente fica no topo da árvore de Natal simboliza a Estrela de Belém. No contexto religioso, essa foi a estrela que guiou os três Reis Magos até o local do nascimento de Jesus, segundo conta o Evangelho de Mateus.

Cientificamente, vários fenômenos astronômicos já foram citados como possível explicação à Estrela de Belém. O mais comum deles é que a estrela fosse um cometa, até mesmo devido à calda com a qual a estrela que fica sobre o presépio ou no topo da árvore de Natal costuma aparecer.

Outros estudos dizem que a estrela de Belém era, na verdade, era o cometa Harley em aproximação com a Terra. Entretanto, essa versão é contestada, já que o cometa provavelmente passou próximo ao nosso planeta por volta do ano 12 a.C, muito antes da época em que Jesus teria nascido.

Há ainda quem diga que a tal estrela tenha sido fruto de um fenômeno raro de conjunção entre os planetas Júpiter e Saturno com a estrela Regulus, considerada a maior da constelação de Leão. O resultado dessa combinação de corpos celestes, supostamente, seria um efeito luminoso bastante intenso.

Presentes de Natal

Na Bíblia, os três Reis Magos presentearam Jesus Cristo como ouro, incenso e mirra. Além disso, o bisco Nicolau, que inspirou o Papai Noel (como já mencionamos), também tinha o hábito de dar presentes.

Logo, a troca de presentes também é uma das tradições e simbolismos mais populares dessa época do ano.

Velas

Muito usadas nas decorações de Natal, as velas e outras iluminações típicas da época simbolizam o nascimento de Jesus Cristo como a “luz do mundo”.

Presépio

O significado dessa palavra tem a ver com o local onde se recolhe o gado ou o estábulo. Entretanto, no sentido religioso, o presépio remete ao local exato do nascimento de Jesus Cristo, onde Maria teria dado à luz, ao lado de seu marido, José.

Guirlandas

As guirlandas de Natal são uma espécie de enfeite feito com folhas, frutas ou ramagens entrelaçadas (mesmo quando o material é sintético).

Ao que tudo indica, a tradição de pendurar guirlandas na porta de casa vem das religiões pagãs. Esse enfeite era muito comum na época do ano que hoje comemoramos o Natal, quando antes era comemorado o solstício de inverno no Hemisfério Norte.

Na época, elas representavam uma espécie de boas-vindas aos Deuses e uma agradecimento à fartura das colheitas. Era também uma forma de manter a casa longe de má sorte e de demônios.

Ceia de Natal

O momento da família reunida ao redor da mesa farta envolve muitas tradições populares e tem também origem na festa pagã que comentamos acima. No cristianismo, ela represente o banquete eterno e a união da família.

Os próprios alimentos servidos na ceia de Natal têm seus significados particulares. Mas, como sabemos, é comum que os pratos sejam diferentes dependendo da parte do mundo em que você esteja passando a festividade. Enquanto aqui é comum o peru, na Europa se consome muitos frutos do mar e bacalhau, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES