Navio gigante que impedia tráfego volta a flutuar após 6 dias

De acordo com a Autoridade do Canal de Suez (SCA), o meganavio começou a flutuar parcialmente e foi reorientado em 80% “na direção correta”.

Vista aérea do canal do Suez, onde o navio Ever Given ficou encalhado | Foto: DigitalGlobe/ScapeWare3d / DigitalGlobe/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Equipes de resgate no Canal de Suez conseguiram desencalhar o navio de contêineres Ever Given, de acordo com Bloomberg.com. Segundo o site de notícias, o provedor de serviços marítimos Inchcape conseguiu o feito quase uma semana depois que o navio gigante ficou preso, atravessado no canal e impedindo a passagem em uma das rotas comerciais mais importantes do mundo. Com informações do O globo.

De acordo com a Autoridade do Canal de Suez (SCA), o meganavio começou a flutuar parcialmente e foi reorientado em 80% "na direção correta".

Vista aérea do canal do Suez, onde o navio Ever Given ficou encalhado Foto: DigitalGlobe/ScapeWare3d / DigitalGlobe/Getty Images "A posição do navio foi reorientada 80% na direção certa", disse Osama Rabie, presidente da SCA, citado no comunicado. "A popa do navio se moveu 102 metros da costa, quando antes tinha apenas quatro metros", acrescentou o comunicado.

Embora o navio esteja flutuando parcialmente, ainda não ficou claro quando a hidrovia estaria aberta ao tráfego, ou quanto tempo levará para limpar o congestionamento de mais de 450 navios presos, esperando para sair ou a caminho do Suez.

O acúmulo de pedidos é mais uma tensão para as cadeias de abastecimento globais já afetadas pela pandemia, pois o canal é uma rota para cerca de 12% do comércio global. Alguns navios já optaram pela longa e cara viagem ao redor do extremo sul da África em vez de Suez.

O sucesso do resgate ocorreu após as equipes de escavadores removerem cerca de 27 mil metros cúbicos de areia, aprofundando o calado na área do encalhe.

O Ever Given encalhou após sofrer com fortes rajadas de ventos de até 40 milhas por hora, interrompendo o tráfego de navios na rota mais curta entre a Europa e a Ásia.

As condições podem ter tornado a embarcação de 400 metros de comprimento mais difícil de manobrar ou levantado a areia do deserto, reduzindo a visibilidade, disse o cientista-chefe da empresa de tecnologia meteorológica ClimaCell, Daniel Rothenberg.

Uma equipe de elite está encarregada do desafio monumental de liberar o cargueiro Ever Given Foto: - / AFP

Um vídeo postado nas redes sociais parecia mostrar que a popa do navio havia girado, abrindo espaço no canal. Outras imagens, que não puderam ser verificadas imediatamente, incluíam aplausos e buzinas de navios soando em comemoração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES