Noruega é o 1° país onde mais da metade dos carros são elétricos

Agora que a Noruega é oficialmente o primeiro país do mundo em que mais da metade dos carros vendidos são elétricos, é momento de deixar os híbridos de lado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Noruega é um país impressionante, principalmente no que diz respeito a bater seus próprios recordes. Dessa vez, o assunto é carros elétricos. Há um ano atrás, a mídia veiculou a informação de que em 2017, 52% dos carros vendidos no país eram híbridos elétricos. No início desse ano, os números já ultrapassavam 60%.

Agora que a Noruega é oficialmente o primeiro país do mundo em que mais da metade dos carros vendidos são elétricos, é momento de deixar os híbridos de lado.

A Federação Norueguesa de Rodovias (NRF) divulgou a notícia no início desse mês de que eles ultrapassaram os números na adoção de carros elétricos no final de março: 58,4% dos carros vendidos eram elétricos. A evolução no período de um ano foi muito expressiva. A título de comparação, em 2017, o país teve uma taxa de 20,8% na venda desses veículos. Apenas um ano depois, os números tiveram um crescimento de 31,2%.

Reprodução/Blog Mila

Por esse motivo, as expectativas para o primeiro trimestre de 2019 estavam bem altas: estimava-se que as vendas alcançariam 48%. Mas, para a surpresa de muitos, a porcentagem foi muito maior — como mencionado no primeiro parágrafo.

Em resumo, as empresas Nissan e Tesla entraram no jogo e colocaram cartas muito importantes na mesa. O carro Leaf, da Nissan, foi o mais quotado no ano de 2018 na Noruega. Além disso, a Tesla introduziu seu Modelo 3 no país. Esses fatores não estavam previstos e dispararam os números para os vendedores — o que estourou todas as metas estimadas.

Nos primeiros três meses desse ano, a Tesla vendeu nada menos que 5.822 veículos na Noruega — dos quais 5.312 eram do Modelo 3. Isso significa que, atualmente, a empresa possui 31,7% do mercado de carros elétricos do país. 

Reprodução/Blog Mila

Vale dizer que essas empresas não foram as únicas responsáveis pela mudança que ocorreu no mercado automobilístico norueguês. Afinal, o governo do país tem sido responsável por promover diversas ações nesse sentido, com o objetivo de bater suas metas — no mínimo — a médio prazo. Por exemplo, existem grandes incentivos para aqueles que adquirem veículo automáticos; como acesso a faixas especiais, isenção no pagamento de determinados impostos e de pedágios.

Além desse fato, o país tem o objetivo de construir um sistema de recarga que inclua pelo menos duas estações a cada 50 quilômetros, facilitando a vida dos adeptos aos modelos automáticos. Esse é apenas mais um ponto do plano agressivo de implementação: a estimativa é de que até o ano de 2025, todos os carros vendidos no território norueguês sejam elétricos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES