Nova York agora tem opção neutra em certidão de nascimento

Pais poderão colocar um \“X\” para designar o sexo dos próprios filho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os nova-iorquinos não precisarão mais da documentação de um médico ou profissional de saúde mental para alterar o próprio gênero na certidão de nascimento. Além disso, os pais poderão colocar um "X" para designar o sexo dos próprios filhos recém-nascidos.

Essas são as medidas adotadas pela cidade de Nova York e que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2019.

"Hoje é um dia histórico para Nova York, sempre campeã mundial em questões de inclusão e igualdade", comentou o porta-voz da Câmara Municipal, Corey Johnson.

A proposta, que não reconhece a binaridade, foi aprovada com 41 votos a favor e seis contrários. Assim, os nova-iorquinos não serão mais tratados como se a identidade fosse uma questão médica.

A batalha pelo "gênero X" foi liderada pela advogada transgênero Carrie Davis, que afirmou que a decisão chega "em um tempo de perigo e incerteza em relação aos direitos dos transexuais americanos em nível nacional", referindo-se às políticas do governo de Donald Trump.

Alguns estados como Califórnia, Oregon e Montana já permitem a mudança de gênero na certidão de nascimento sem autorização médica, mas não preveem o sinal "X" ao invés de "masculino" e "feminino'.

Já na Itália, o ministro do Interior Matteo Salvini usou o Twitter para criticar a medida. "Enquanto trabalhamos para recolocar mamãe e papai nos documentos, outros eliminam masculino e feminino da certidão de nascimento... Não tenho palavras", escreveu na rede social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES