Novo avião do presidente dos EUA poderá viajar a 5 vezes velocidade do som - Exosonic

Três empresas receberam investimento do governo norte-americano para desenvolver o substituto para o Air Force One - Exosonic

Slide 1 de 3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Exosonic

O novo avião presidencial dos Estados Unidos deverá ser um jato supersônico. Ainda não está definido o substituto para o Boeing 747, mas há três projetos na disputa – e com investimentos do governo norte-americano.

No caso da californiana Exosonic, por exemplo, foi injetado 1 milhão de dólares (5,6 milhões de reais na conversão atual) para a construção de um jato capaz de voar a Mach 1,8. Ou seja, quase 2.222 km/h e duas vezes velocidades do som, perdendo por pouco do veterano Concorde de 1976.

Isso faria com que uma viagem de Nova York a Los Angeles durasse apenas 3 horas, o que hoje costuma ser o dobro. Aviões capazes de superar a barreira do som costumam consumir muito combustível e também causar grande poluição sonora, mas o Exosonic promete ser mais silecioso que o trânsito e bem menos que o metrô.

A empresa fabricante reduziu a capacidade de passageiros para 31 viajantes, havendo no avião presidencial americano salas de reunião e também suítes privativas.

O Exosonic ainda não está em fase de produção, mas a empresa prevê que o avião esteja pronto até 2030, garantindo também uma autonomia de até 9.260 km com combustíveis sustentáveis.

Mas por que foram necessários praticamente 45 anos para voltar à discussão dos aviões executivos com capacidade de superar a barreira do som? Bom... pelos mesmos motivos que levaram à aposentadoria o clássico anglo-francês, que eram consumo elevado de combustível e poluição sonora.

Existem mais dois projetos que tiveram investimentos do governo norte-americano que estão em disputa para ser o novo avião presidencial, veja a seguir:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 3
SEÇÕES