mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Novo Oceano está surgindo na África

Geólogo observa o movimento das placas tectônicas

Sabe-se que os continentes estão em constante movimento por conta das placas tectônicas. Na Etiópia, no Noroeste da África, as placas  da Arábia, Núbia e Somália aos poucos estão se separando e criando uma grande fenda que em breve se tornará em um novo oceano.

Crédito: divulgação.Crédito: divulgação.

Isso é o que explica Christopher Moore, estudante de Ph.D. da Universidade de Leeds. "Podemos ver que a crosta oceânica está começando a se formar, porque é distintamente diferente da crosta continental em sua composição e densidade", disse.

O processo natural pode dar respostas aos cientistas sobre os movimentos que ocorrem debaixo da superfície para fora. Para Ken Macdonald, geofísico marinho da Universidade de Santa Barbara, o monitoramento por GPS indica uma movimentação de até 5 milímetros ao ano. "À medida que obtemos mais e mais medidas de GPS, podemos uma ideia muito melhor do que está acontecendo. O Golfo de Áden e o Mar Vermelho inundarão a região de Afar e o vale do Rift na África Oriental e se tornarão um novo oceano, e essa parte da África Oriental se tornará seu pequeno continente separado", explicou Macdonald.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail