Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Novo Oceano está surgindo na África

Geólogo observa o movimento das placas tectônicas

Compartilhe

Sabe-se que os continentes estão em constante movimento por conta das placas tectônicas. Na Etiópia, no Noroeste da África, as placas  da Arábia, Núbia e Somália aos poucos estão se separando e criando uma grande fenda que em breve se tornará em um novo oceano.

Crédito: divulgação.

Isso é o que explica Christopher Moore, estudante de Ph.D. da Universidade de Leeds. "Podemos ver que a crosta oceânica está começando a se formar, porque é distintamente diferente da crosta continental em sua composição e densidade", disse.

O processo natural pode dar respostas aos cientistas sobre os movimentos que ocorrem debaixo da superfície para fora. Para Ken Macdonald, geofísico marinho da Universidade de Santa Barbara, o monitoramento por GPS indica uma movimentação de até 5 milímetros ao ano. "À medida que obtemos mais e mais medidas de GPS, podemos uma ideia muito melhor do que está acontecendo. O Golfo de Áden e o Mar Vermelho inundarão a região de Afar e o vale do Rift na África Oriental e se tornarão um novo oceano, e essa parte da África Oriental se tornará seu pequeno continente separado", explicou Macdonald.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar