Nutricionista lança livro que diz: 'fazer dieta engorda'

livro “ O Peso das Dietas-Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas“

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nutricionista, Sophie Deram, lança nesta segunda-feira (15) o livro “ O Peso das Dietas-Emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. No livro, a nutricionista garante que algumas dietas podem engordar.


Você costuma dizer que as dietas, em longo prazo, fazem com que as pessoas ganhem peso. Como isso pode acontecer?

São dados que estão aí, na ciência, não fui eu que inventei. Eles mostram que de 90% a 95% das pessoas que fazem dietas voltam ao peso inicial ou engordam. Em um estudo de 2012, foram comparados gêmeos idênticos, sendo que só um fez dieta.

Ao final de estudo, o que fez dieta engordou, com genes idênticos. Então é isso, quanto mais você faz dieta, mas tem risco de engordar. O autor dessa pesquisa diz que fazer dieta é provavelmente a causa da epiedemia de obesidade e hoje.

Por que isso acontece?

A dieta faz o cérebro ficar em estado de alerta, porque ele acha que você está em perigo. O nosso cérebro não entende a cultura da magreza. Ele entende sim é que alguma coisa está errada. Então, ele vai dobrar o esforço para você ter mais apetite. Só que você não dá comida para o corpo.

E o que este comportamento pode causar?

Quando você passa fome, você aumenta a obsessão por alimentos e o comer por motivos emocionais. Isso já foi mostrado com adultos e crianças. As crianças que mostram estresse comendo é porque já fizeram dieta ou têm pais muito restritivos. Nós temos o equilíbrio da saciedade quando nascemos. O bebê chora quando tem fome, e para de chorar quando está bem. Fazendo dieta, você mexe nesse equilíbrio.

 Então a dieta leva ao transtorno?

Não, não é todo mundo que faz dieta que vai desenvolver um transtorno de alimentar. Mas todo mundo que tem transtorno começou com dieta. O risco de desenvolver transtornos alimentares depois de dieta aumenta 18 vezes. É um dado extremamente importante porque o que está acontecendo hoje é um terrorismo nutricional. Por isso comecei a falar mais alto. Cuidado, fazer dieta não vai fazer você emagrecer, mas vai deixar você com uma relação muito destorcida com o alimento.

Algumas dietas da moda, de certa forma, fazem emagrecer. O que trazem de negativo?

As dietas fazem emagrecer, mas fazem você ficar muito mal, porque é um controle muito grande da sua vida. Elas trazem autoestima baixa, porque você só vai conseguir emagrecer no começo, depois não mais. E não é sua culpa, é que o corpo não deixa. Aumenta a ansiedade, e também o risco de depressão. O corpo está mal, porque não está recebendo todos os nutrientes.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES