O mistério por baixo das centenas de crateras abertas na Croácia - 30 metros de largura

A primeira cratera apareceu em 5 de janeiro, seis dias após um terremoto de magnitude 6,4 atingir a área em torno da cidade vizinha de Petrinja. - 30 metros de largura

Slide 1 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

30 metros de largura

Enormes crateras têm surgido na Croácia e intrigado moradores e até mesmo geólogos. Uma reportagem da BBC mostrou o enorme buraco que se formou no jardim de Nikola Borojević, em Mečenčani. Com 30 metros de largura e 15 metros de profundidade, ele rapidamente se encheu de água. E não foi o único. No espaço de algumas semanas, dezenas de buracos parecidos se abriram ao redor dos vilarejos Mečenčani e Borojovići, no nordeste da Croácia.

A cratera  apareceu em 5 de janeiro, seis dias após um terremoto de magnitude 6,4 atingir a área em torno da cidade vizinha de Petrinja. Foi o terremoto mais forte que atingiu a Croácia em mais de quatro décadas, matando sete pessoas e destruindo milhares de casas. Um mês após o terremoto, havia quase 100 crateras espalhadas por uma área de 10 km², com novos buracos se abrindo a cada semana.

O buraco no jardim de Borojević é agora o maior da área. Quando apareceu, tinha 10 metros de largura, mas começou a crescer quase imediatamente. Nos três meses seguintes, o buraco triplicou de tamanho. Mas os Borojevićs tiveram sorte. Outras crateras na região foram abertas a poucos metros da entrada das casas dos moradores, e uma delas apareceu embaixo de uma residência, levando as autoridades a considerar desocupar ambos os vilarejos. Outros buracos surgiram em florestas e campos agrícolas adjacentes, onde um deles, de acordo com rumores locais, quase engoliu um fazendeiro e seu trator.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES