O que é a Bibliofobia?

Confira tudo sobre bibliofobia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você é um bom leitor? Gosta de ter acesso a livros novos e está sempre buscando uma boa obra para apreciar? Se as respostas para estas perguntas forem sim, saiba que você é uma pessoa de sorte. A leitura abre caminho para novos universos, além de ser ótima para ampliar o vocabulário.

No entanto, existem pessoas que sofrem de uma fobia caracterizada pelo medo irracional e doentio de livros. Essa doença recebe o nome de bibliofobia, uma fobia razoavelmente incomum entre a população.

O medo de livros pode vir acompanhado de algumas particularidades, como o medo específico de livros didáticos, romances ou livros infantis. A bibliofobia também possui algumas variações, como a Mitofobia, que é o medo de lendas.

A bibliofobia causa dificuldade de leitura e de aprendizagem. É normal que as pessoas com essa doença fiquem nervosas ao serem obrigadas a ler, principalmente em voz alta. A doença pode causar sintomas físicos, como tremor, suor, lágrimas, batimentos cardíacos acelerados, entre outros problemas.

Tratamento para bibliofobia

Essa fobia pode ser extremamente limitante para a vida de uma pessoa e, por isso, ela precisa ser tratada da maneira correta, com profissionais capacitados. Apenas o tratamento pode evitar que o portador da fobia tenha sérios problemas na vida escolar e também no âmbito profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES