O que é a regra dos 5 segundos? Entenda o que a Ciência diz sobre ela

Eu sei que provavelmente você já deixou aquele pedaço de pizza cair no chão e não perdeu tempo para pegá-lo.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já usou a regra dos 5 segundos? Eu sei que provavelmente você já deixou aquele pedaço de pizza cair no chão e não perdeu tempo para pegá-lo e voltar a saboreá-lo.

A regra dos 5 segundos é bem simples: se você deixar algum alimento cair no chão, porém, pega-lo bem rápido, pode come-lo. O tempo exato para pega-lo é de no máximo 5 segundos. Esse seria o prazo para ele não se encher de germes que, inclusive, podem fazer mal a saúde.

Essa é uma das regras que mais causam discórdia entre as pessoas comuns e, até mesmo, no meio científico. Vários estudos já foram feitos para saber se a regra dos 5 segundos realmente funciona. 

A regra dos 5 segundos funciona?

Eu sei que todos nós queríamos que a regra dos 5 segundos fosse verdade. Mas a verdade é que várias pesquisas cientificas comprovadas apontam que ela não passa de uma grande furada.

Em uma entrevista concedida ao site Buzzfeed, o especialista em germes Charles Gerba, professor de microbiologia na Universidade do Arizona (EUA), afirmou que assim que algum alimento cai no chão, instantaneamente os germes são absorvidos.

O risco de te fazer mal dependerá de dois elementos. O primeiro, é a superfície em que o alimento cair. Algumas superfícies vão guardar mais perigos do que outras. Por exemplo, um carpete é rico em bactérias, e ambientes aonde passam muitas pessoas também podem conter grandes riscos.

O segundo é o tipo de comida que caiu no chão. Quanto mais grudenta, úmida ou gordurosa for a comida, mais germes ela absorverá. “Alimentos pouco consistentes têm risco maior porque sua textura faz com que acumulem mais organismos”, afirma Gerba.

Quais os riscos?

A verdade é que os germes encontrados no chão são quase todos aqueles já existentes no nosso corpo, portanto, as chances de te fazer realmente mal são minimas. A chance existe? Existe! Mas são pequenas.

“Mesmo que haja um patogênico, a comida tem de cair em uma parte específica do chão e absorver aquele organismo específico para deixá-lo doente”, afirma Gerba.

Se tivesse uma forma de compararmos, poderíamos dizer que comer comida do chão, é igual a lamber a sola de uma sapato. Os germes dos dois serão os mesmos nessa situação. Mas, quem nunca recorreu a regra dos 5 segundos, não é mesmo? O melhor, é tentar não deixar a comida cair no chão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES