O que é Matéria Escura

Confira tudo sobre a Matéria Escura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A matéria escura, também chamada de matéria negra, é objeto de estudo da cosmologia. Ela é classificada como uma forma postulada de matéria, que não apresenta nenhum tipo de interatividade com a matéria comum.

A matéria escura está presente em todo o universo, e compõe cerca de 84% de sua estrutura total. Essa matéria só interage gravitacionalmente, o que significa que a sua existência só é comprovada pela ciência por causa de seus efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como as galáxias, as estrelas e os aglomerados de galáxias. A matéria escura é fria, considerada não-relativística.

Segundo os astrônomos, a existência da matéria escura é um dos principais mistérios do universo, o que caracteriza um verdadeiro desafio para a astrofísica. A matéria escura ainda é desconhecida e apresenta difícil detecção.

Uma descoberta de Christian Doppler, em 1842, permitiu que os cientistas descobrissem a existência da matéria luminosa e também da matéria escura. Ele observou que o som emitido por uma fonte em movimento apresentava uma frequência maior para um observador parado quando o objeto se aproximava, e uma frequência inferior quando o objeto se distanciava.

O conhecido efeito Doppler é válido para fenômenos ondulatórios e foi um dos princípios empregados para determinar a velocidade da fonte de radiação nas galáxias, o que, mais tarde, permitiu que os cientistas descobrissem também a matéria escura e a energia escura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES