O que é pior para a saúde, manteiga ou margarina? Estudo responde

Ambos possuem gorduras que contribuem para a acumulação e aumento do chamado mau colesterol ou LDL

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A verdade – para muitos desagradável – é que nenhum destes alimentos é de fato saudável, como indica um artigo divulgado pela publicação Mega Interessante. Tanto a manteiga quanto a margarina possuem gorduras que provocam o aumento do mau colesterol no organismo.

“O LDL entope as artérias, diminuindo a quantidade de sangue que chega ao coração, e leva ao enfarte e ao derrame cerebral”, afirma o cardiologista Bruno Caramelli, do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, no Brasil.

Noutras palavras, os cremes estão repletos de gordura, sendo as da manteiga de origem animal e as da margarina de origem vegetal. À partida, as gorduras vegetais seriam "menos ruins", já que as margarinas passam por um processo químico para apresentarem a sua textura sólida – a hidrogenação – que gera as chamadas gorduras transgênicas. Elas aumentam o LDL e ainda diminuem o colesterol bom ou HDL.

Para quem se preocupa em seguir uma dieta saudável, os especialistas recomendam uma outra alternativa: “Para quem tem colesterol alto, uma dica é substituir manteiga e margarina por queijo fresco ou requeijão”, diz a nutricionista Anna Christina Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo, à mesma publicação.

A nutricionista sublinha ainda que – para aqueles que não estão dispostos a abdicar deste prazer – existe um tipo especial de margarina, com uma substância chamada fitosterol, que ajuda a diminuir o LDL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES