O que se sabe sobre o lançamento de foguete sul-coreano no Maranhão

O lançamento estava previsto para esta terça-feira (20), mas foi adiado. As equipes do CLA devem definir uma nova data para o envio.

Foguete sul-coreano | FAB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão, localizado a 30 km de São Luís, deve realizar até esta quarta-feira (21), o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV. Este é o prazo final para a chamada "janela" de lançamentos, pois a Terra está numa posição considerada ideal. 

O lançamento estava previsto para esta terça-feira (20), mas foi adiado. As equipes do CLA devem definir uma nova data para o envio.

Foguete HANBIT-TLV, na base de Alcântara, no Maranhão | foto: Divulgação/FAB 

O que se sabe sobre o foguete HANBIT-TLV?

O HANBIT-TLV é um foguete sul-coreano, desenvolvido pela empresa de tecnologia Innospace, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O foguete possui 16,5 metros de comprimento e pesa 8,4 toneladas, podendo atingir uma velocidade máxima de 4.600 km por hora. O dispositivo pode chegar à uma altura máxima entre 80 a 100 km por hora.

Parte de suas peças vieram a bordo de um dos maiores aviões cargueiros do mundo, o Boeing 747/400 - jumbo, da companhia norte-americana National Airlines, que aterrissou no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís em 3 de dezembro. Outra parte das peças vieram em caminhões que saíram do Porto de Santos, em São Paulo, com destino à São Luís.

De acordo com a FAB, o foguete de propulsão híbrida, usa um sistema de alimentação por bomba elétrica, com propulsores à base de oxigênio e parafinas. Essa configuração, proporciona que o dispositivo seja mais acessível em termos de custo e tempo de produção.

A carga útil do foguete é de fabricação brasileira e foi desenvolvida por militares e profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que pertence à Força Aérea Brasileira (FAB) e está configurado para ser utilizado somente para fins tecnológicos e científicos.

Foguete sul-coreano HANBIT-TLV que será lançado na base de Alcântara (CLA) no Maranhão | Foto: Divulgação/FAB

Testes

O primeiro teste vertical do foguete foi bem-sucedido. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), esta será a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outro país.

A operação, chamada de 'Astrolábio', é uma parceria da empresa sul-coreana Innospace e conta com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Existe algum impacto no meio ambiente com o lançamento do foguete?

Segundo a FAB, não existe impacto ambiental gerado pelos gases emitidos pelo foguete durante o lançamento. Eles serão dissipados na atmosfera ao longo do voo e as peças.

Qual o envolvimento do Brasil na operação?

A operação é uma parceria do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que pertence à Força Aérea Brasileira, e a empresa sul-coreana Innospace.

O lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara foi possível graças a um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) feito pelo Governo Federal, em 2019. Após a assinatura do documento, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou um edital para atrair o interesse de empresas privadas na utilização do Centro de Lançamento de Alcântara. Quatro empresas foram habilitadas, dentre elas, a sul-coreana Innospace.

Quanto foi o investimento?

A Força Aérea Brasileira não divulgou números. Entretanto, a FAB informou que todos os custos do foguete, do sistema de lançamento e a logística envolvida foram custeadas pela Innospace.

Em nota, a FAB informou que, é 'muito complexo' mensurar o valor investido especificamente uma vez que se confunde com o próprio desenvolvimento de parte importante do Programa Espacial Brasileiro.

Porque a operação foi chamada de Astrolábio?

O nome da operação é uma referência ao 'Astrolábio', que foi desenvolvido pelo matemático grego Hiparco, na Grécia Antiga, e servia para calcular a posição dos astros a partir de princípios geométicos.

O objeto também era usada para calcular a altitute de objetos e definir as horas e localizações geográficas. A partir do século XV, ele se tornou um importante meio de navegação das embarcações.

Entretanto, o nome da operação é uma homenagem aos significados da palavra. Astrolábio deriva das palavras gregas 'astron', que significa estrela e 'lambanein', que significa pegar ou seguir, fazendo uma referência ao lançamento.

A Força Aérea Brasileira explica que a escolha do nome também se a forma como o Astrolábio era operado, sempre por duas pessoas em parceria, uma referência ao esforço conjunto do Governo Brasileiro com a empresa sul-coreana.

Com informações do Imirante e g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES