O que você deve saber sobre os hackers

Quem são os piratas de computadores?

Hacker | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em geral, as pessoas costumam temer a ação de hackers e cibercriminosos na internet. Muito devido à cultura popular, que criou um esteriótipo, sobre como essas pessoas são capazes de roubar todos os nossos dados com apenas um click. Além de muitos outros que continuam a assombrar o imaginário coletivo.

De fato, a ação criminosa dos hackers pode sim interferir significativamente em nossas vidas, causando diversos problemas. No entanto, saber o que é que eles verdadeiramente ou não fazer, nos ajuda a criar as condições adequadas para não nos tornarmos suas vítimas. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês, alguns dos mitos que a grande maioria das pessoas ainda acredita sobre os hackers e o porquê elas deveriam parar neste exato momento. Confira!

1 - Hackers somente atacam companhias enormes

Muitas vezes, vemos nos noticiários sobre violações de segurança de grandes plataformas de softwares, empresas e entidades. O que não significa que empresas de médio e pequeno porte estejam seguras. Na verdade, não é incomum que pequenas empresas sejam alvos de ataques cibernéticos. Com isso em mente, sabemos que os dados, que compartilhamos com as empresas, estão, potencialmente, em risco.

2 - Os hackers não são organizados

Eles não só são organizados, como trocam informações entre eles em uma rede ilícita de dicas e compartilhamento de técnicas. Seria ingenuidade pensar que cibercriminosos agiriam de forma amadora para roubar nossos dados. Suas ações definitivamente são planejadas, podendo levar meses para serem concluídas.

3 - Hackers fazem tudo correndo

Cibercriminosos não tratam violações de sistemas como assaltos a bancos. Muitos adotam uma abordagem lenta e metódica para obterem os dados desejados. Sem preocupar necessariamente com o tempo. Portanto, a ideia de um hacker invadindo rapidamente um sistema, e desaparecendo logo em seguida, não passar de um grande mito.

4 - Hackers não conseguem ver quando estamos navegando em modo anônimo

Diversos navegadores oferecem modos anônimos, alegando ocultar nossa atividade na internet. O que não é inteiramente verdade. Apesar dos dados não serem salvos em nossos computadores e celulares, e isso não significa que eles não estejam visíveis para provedores de internet. Portanto, assumir que as informações trocadas durante uma sessão anônima estão protegidas, é uma grande ingenuidade.

5 - Hackers não podem invadir Smartphones

Sim, computadores costumam ser os alvos preferidos de hackers. Porém, eles podem tranquilamente invadir um Smartphone, caso desejem fazê-lo. Muitas vezes, tais invasões demandam que o cibercriminoso esteja próximo ao dispositivo. No entanto, eles também conseguem capturar informações dos usuários através de aplicativos maliciosos.

6 - Hackers só conseguem roubar dados quando baixamos arquivos/aplicativos maliciosos

Induzir as pessoas a baixarem arquivos maliciosos, é uma maneira eficaz de instalar softwares nocivos em nossos computadores. Mas, essa não é a única forma que eles podem fazer isso. Uma simples visita em um site, por exemplo, pode permitir que eles compartilhem, de forma clandestina, seus arquivos e dados.  Portanto, é sempre bom evitar sites na internet os quais você não está familiarizado. Principalmente, aqueles que são sugeridos através de um link de e-mail.

7 - Hackers não podem interceptar e-mails

Os hackers, além de conseguirem invadir sua conta de e-mail, podem também ter acesso à mensagens enviadas a terceiros. O ideal, na hora de escolhermos uma senha para nossa conta de e-mail, é escolher uma senha complexa para aumentar os níveis de proteção. Também é bom considerarmos ferramentas de criptografia, que torne impossível a interceptação das mensagens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES