mais

O tempo é uma ilusão

Saiba se o tempo é uma mera ilusão

O tempo é uma ilusão
Tempo | Reprodução da internet

O tempo é relativo. É o que diz a teoria formulada por Einstein em 1915, que uniu outras duas teorias científicas: a Relatividade Restrita (ou especial) e a Relatividade Geral. A ideia de uma relatividade especial substitui os conceitos da Teoria de Newton, onde tempo e espaço são independentes. Segundo Einstein, a relação entre esses dois conceitos é curva, o que relativizaria a ideia de tempo.

No entanto, essa questão ainda não foi superada e continua sendo formulada e reformulada por físicos fundamentais e quânticos, cada qual com sua própria tese. Basicamente, percebemos o tempo como uma linha reta, onde atrás está o passado, à frente o futuro, e no ponto exato onde nos encontramos, o presente. Essa é uma noção linear do tempo e muitos físicos afirmam que isso se trata de uma ilusão.

Lee Smolin, físico teórico estudioso de física quântica e cosmologia, discorda desse paradigma. Para ele o tempo é algo tão real quanto os sapatos que calçamos todas as manhãs. Seus estudos pretendem unir as leis da física quântica às leis da relatividade geral.

Estamos muito longe de descobrir os mistérios do universo. Desvendar o tempo significa entender a origem do universo, o conceito de infinito e tudo mais. Será que estamos preparados?


O tempo é uma ilusão - Imagem 1

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail