Orca consegue imitar a voz humana pela primeira vez; ouça!

Wikie foi treinada em aquário na França como parte de uma pesquisa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Hello”, “bye bye”, “Amy” e “one, two, three” são algumas das palavras que a orca Wikie aprendeu com os treinadores do Marineland Aquarium, em Antibes, França. O treinamento faz parte de uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, na Escócia.

Em estudos anteriores, as orcas já haviam demonstrado a habilidade de se comunicar com outras espécies. Esta é a primeira vez que uma delas é treinada para repetir sons humanos.

Uma pesquisa de 2014 mostrou que as orcas também têm a habilidade de se comunicar com outras espécies. Ao longo de três anos, três orcas conviveram com golfinhos e acabaram mudando suas vocalizações para algo mais semelhante ao deles, incluindo sons de cliques e assobios, característicos dos golfinhos.

A pesquisa da Universidade de St. Andrews quer ajudar a explicar essa habilidade de comunicação das orcas ensinando a repetir alguns sons humanos.

Aprendendo a falar

A imitação das orcas não chega a ser tão fiel quanto a dos papagaios, mas é um dos poucos mamíferos que tem a capacidade de reproduzir sons como os humanos. "Em mamíferos, isso é muito raro", diz o pesquisador Josep Call, em entrevista à BBC. "Humanos obviamente são bons nisso. Curiosamente, os outros mamíferos que fazem isso bem são marinhos."

Os sons de Wikie foram produzidos enquanto ela estava parcialmente imersa na água, com a cavidade nasal exposta na superfície (sons feitos embaixo d’água são completamente diferentes). Para reproduzir os sons, a orca foi ensinada a controlar a pressão do orifício, que é usado para expelir água e respirar.

Ouça a orca repetir palavras em inglês:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES