Ouvir Heavy Metal acalma os ânimos, diz pesquisa

Estudo foi realizado na Austrália

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Queensland, na Austrália, ouvir heavy metal pode, na verdade, acalmar seus ânimos.

Contrário ao conceito popular de que o estilo musical é sinônimo de agressividade e violência, o grupo que conduziu a pesquisa suporta a teoria de que "músicas extremas se equiparam ao sentimento de raiva e ajudam a processá-lo".

Esse resultado foi obtido através de testes feitos com 39 fãs de gêneros como heavy metal, emo, hardcore, punk, screamo e outros subgêneros da categoria, tidos como "extremos". Ainda, segundo o estudo, esse tipo de som estimula sentimentos positivos e regula a tristeza, isso porque os fãs do estilo mais pesado gostam de ouvir músicas que estejam relacionadas com a raiva que sentem.

Pesquisa

As pessoas testadas passaram por uma sessão de "indução à raiva" que durou 16 minutos, falando sobre tópicos que podiam trazer o sentimento à tona, como relacionamentos, dinheiro ou trabalho. Depois, passaram 10 minutos ouvindo as músicas que gostavam e, para finalizar, permaneceram mais 10 minutos em completo silêncio.

Os pesquisadores descobriram que a música pesada relaxou os participantes de forma tão eficiente quanto ficar em silêncio, ao mesmo tempo em que reduziu os níveis de irritabilidade, hostilidade e estresse, além de mudar significativamente o nível de inspiração dessas pessoas.

"O mais interessante é que metade das músicas escolhidas tinham como tema a raiva ou a agressividade, enquanto o restante continha temas como (mas não limitados a) isolamento e tristeza", disse Leah Sharman, uma das responsáveis pelo estudo.

Lidando com as emoções

O estilo musical, segundo Sharman, ajudou os participantes a "explorar toda a gama de emoções que sentiam, enquanto os deixava mais ativos e inspirados". No entanto, por ter sido conduzido em um ambiente controlado, seria necessário fazer os mesmos testes em um ambiente onde as reações aconteçam de forma mais natural para garantir a completa efetividade.

De qualquer forma, o resultado de que o heavy metal, ao contrário do que muita gente acredita, não te deixa mais nervoso permanece válido. Sendo assim: som na caixa, metaleiros!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES