Para 27% dos universitários abusar de garota bêbada não é violência

14% dos homens e mulheres estudantes conhecem casos de estupros.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A divulgação dos resultados da pesquisa "Violência contra a mulher no ambiente universitário", realizada pelo Instituto Avon e pelo Data Popular, revela um cenário desolador nas faculdades. Segundo o levantamento, feito com homens e mulheres de universidades brasileiras, mostra que 27% dos homens entrevistados acreditam que se uma garota tiver bebido demais abusar dela não é uma forma de violência.

Além disso, aponta também que 14% dos homens e mulheres estudantes conhecem casos de mulheres estupradas. E mais: entre os homens, 13% disseram já terem cometido pelo menos um tipo de violência sexual, e 28% das mulheres já sofreram algum tipo de violência dessa natureza.

Foram ouvidos 1.823 estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país: 1.091 são mulheres e 732, homens. As perguntas se referiam tanto a atividades dentro das salas de aula como em festas e confraternizações.

Entre as violências, foram listadas a agressão física, o estupro, o assédio sexual e a coerção – como ser obrigada a ingerir bebidas alcoólicas ou drogas, ou ser drogada sem consentimento. Também entraram na lista a desqualificação intelectual e a agressão moral ou psicológica, inclusive ser xingada por rejeitar uma investida e ser incluída em rankings de beleza ou atributos sexuais sem autorização.

A conclusão imediata é que algumas das violências são ainda vistas como consequências naturais do comportamento da mulher ou brincadeiras sem intenção de ofender ou intimidar. Não só  27% dos entrevistados acreditam que "abusar da garota se ela estiver alcoolizada" não é uma violência, como 35% disseram que também não é uma violência "coagir uma mulher a participar de atividades degradantes, como desfiles e leilões". E só piora: repassar fotos ou vídeos das colegas sem autorização delas não foi considerada uma forma de violência para 31% dos homens entrevistados.

Para as garotas, o resultado é que, diante disso,  11% das universitárias entrevistadas já sofreram uma tentativa de abuso quando estavam sob efeito de álcool, e 36% delas já deixaram de fazer alguma atividade na universidade. E mais: 42% afirmaram que já sentiram medo de sofrer algum tipo de violência de gênero no ambiente universitário, porque elas têm a percepção de que não apenas criminosos externos, mas também colegas, professores, parceiros do cotidiano, podem ser protagonistas de violências que vão da desqualificação intelectual ao assédio moral e sexual, chegando até ao estupro.

Esses dados todos, aterrorizantes, mostram que ainda há muito a fazer no caminho pelo respeito às mulheres. Para quem não entende a necessidade do feminismo, acho que fica bem claro. Enquanto jovens acreditarem que têm direito de abusar de uma mulher por ela estar bêbada, ou que coagir as colegas não é violência, continuaremos a viver nessa barbárie.

A pesquisa mostra que é URGENTE uma mudança de mentalidade, que se pare de jogar para cima do comportamento da mulher a culpa pelas agressões que sofre. Elas não podem ser privadas de usufruir da vida na universidade por medo de serem violentadas, expostas, exibidas em leilões.

Os homens precisam melhorar, e muito. Às meninas cabe denunciar todo tipo de abuso. Não dá mais para aceitar esse machismo que mata, exclui, estupra e ainda acha que a culpa é das garotas. Não custa lembrar: beber não é um crime. Estuprar sim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES