Pano de Prato contêm bactérias que causam intoxicação alimentar?

Toalhas de secar mãos também com índice de contaminação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você costuma lavar seus panos de prato com frequência? O item é indispensável na cozinha, mas pode prejudicar a saúde se não for usado e higienizado da forma certa. De acordo com um estudo da Universidade de Mauritius, nas Ilhas Maurício, 49% deles contêm bactérias que causam intoxicação alimentar.

Na investigação, 100 panos foram examinados após um mês de uso contínuo. Os pesquisadores identificaram três tipos de bactérias – entre elas a E. coli, que causa problemas no intestino e estava presente em 49 unidades do utensílio.

A pesquisa também aponta que toalhas multiuso, usadas para secar mãos, louças e superfícies da cozinha, apresentaram um maior índice de contaminação – assim como os panos úmidos em relação aos secos.

A proliferação desses bichinhos do mal pode ser ainda maior em famílias numerosas e com crianças. Quem come carne também encontra mais bactérias em seus panos de prato, já que o alimento cru possui micro-organismos e o preparo não costuma seguir recomendações de higiene muito rigorosas.

O ideal é usar um pano para cada função na cozinha e nunca reutilizar uma toalha que tenha entrado em contato com os alimentos. Manter os acessórios secos, trocá-los diariamente e colocá-los para lavar com frequência também são medidas efetivas contra os germes.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES