Pedra no rim pode virar tumor?

Conheça os 5 mitos e verdades do câncer renal

| Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os anos, 338.000 pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com câncer renal[1], no Brasil esse número fica em 6.270. Porém, apesar de ser considerada uma doença ainda pouco incidente, prevê-se que o número de casos de câncer de rim aumentará 22% até 2020.

 Por não ser comum, existem muitas informações equivocadas sobre a doença. O Dr. Fábio Schutz, oncologista clínico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, esclarece algumas das principais dúvidas sobre o câncer de rim, visando desmistificar falsas crenças e contribuir com a disseminação do conhecimento para a população, pacientes e seus familiares.

 Beber água ajuda a prevenir o câncer de rim.

Mito. A água é muito importante para o organismo como um todo, ela ajuda a regular a temperatura corporal, melhorar a circulação sanguínea, diminuir inchaços e também contribui positivamente para o bom funcionamento dos rins. Porém, com relação a prevenção do câncer no órgão ela não tem relação.

 

O câncer de rim é considerado uma doença silenciosa.

Verdade. Isso porque menos de 10% dos pacientes que possuem câncer de rim apresentaram os sintomas mais comuns, que são sangue na urina e dor lombar. Além disso, o tumor fica localizado em uma região, chamada retroperitoneal, que dificulta o diagnóstico. Por ser relativamente incomum não há exames de rastreamento eficazes.

 

Muitas vezes o câncer de rim é diagnosticado por acaso.

Verdade. Muitos casos de câncer de rim são descobertos por meio de exames de rotina ou exames de rastreamento, como é caso da mamografia para descobrir o câncer de mama. Porém, para o câncer de rim este tipo de exame específico não existe. A maioria dos pacientes acaba descobrindo o câncer de rim por acaso, quando está fazendo um exame por um outro motivo de saúde. Por isso, 1/3 dos pacientes são diagnosticados em estágio avançado e metastático, quando o tumor se espalha para outras partes do corpo.

 

Quem fuma tem mais chances de ter câncer de rim.

Verdade. A maioria das pessoas acredita que o cigarro é apenas sinônimo de câncer de pulmão. Porém, o tabagismo também pode desencadear diversas outras doenças, inclusive o câncer de rim. Existem os chamados fatores de risco, que são as causas que podem levar uma pessoa a desenvolver a doença. Para o câncer de rim, os principais fatores de ricos são o tabagismo, obesidade e hipertensão.

 

Pedra no rim pode virar tumor.

Mito. São duas doenças diferentes e uma não pode causar a outra. Precisamos primeiramente entender o papel dos rins. Eles são dois grandes filtros de sangue do nosso organismo, por isso, além da água para formar urina, eles também filtram cálcio, ácido úrico e oxalato, e é nesse momento que podem aparecer as pedras no rim. Isso porque quando não tem quantidade suficiente de água, essas partículas não conseguem se dissolver naturalmente e serem expelidas na urina. Já em relação ao câncer, ele pode aparecer devido a uma mutação anormal que ocorre nas células do rim, que se prolifera e vira um tumor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES