Peixe é encontrado com garrafa plástica inteira no estômago

A espécie tem boca larga e estômago distensível.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Imagens mostram uma situação preocupante sobre a poluição marinha: um tamboril foi encontrado com uma garrafa de plástico de 500 mililitros alojada inteira em seu estômago. A espécie tem boca larga e estômago distensível, o que significa que pode engolir diferentes itens. Por conta disso, a ingestão de qualquer objeto inorgânico coloca a espécie de peixe em perigo.

De acordo com a organização ambiental Jeonbuk Environmental Movement Coalition, a fotografia foi tirada por um grupo de pescadores depois de capturar os peixes perto de Buan-Gun, no norte de Jeolla, na Coreia do Sul.

"Esta é a prova de que o problema do lixo marinho é grave na Coreia. Em particular, as águas em Buan são tão fortes que o lixo chega de todas as partes do país e da China", declarou Lee In-gyu, membro da Associação de Meio Ambiente do Norte de Jeolla. 

Não é incomum encontrar lulas inteiras no organismo de um tamboril, por exemplo. Quando o pescador Hwan capturou o peixe, percebeu uma protuberância e decidiu abrir o animal, esperando encontrar uma criatura inteira. Mas não foi o que aconteceu.

"Estamos encontrando mais plástico e lixo dentro dos peixes hoje em dia. É preocupante porque as pessoas não parecem se importar com o meio ambiente", disse Hwan ao jornal sul-coreano JoongAng Ilbo. “Encontrei produtos de vinil, latas e pedaços de plástico dentro de alguns peixes, que não se limitam ao tamboril. Encontrei resíduos de plástico dentro de mudskippers e blenny do bartail também."

O problema da poluição não se resume ao fatos de os animais marinhos engolirem objetos de plásticos ou outros materiais. Estudos já mostraram que partículas de microplásticos, com menos de cinco 5 milímetros de comprimento, podem ficar embutidos no tecido dos bichos por ingestão ou respiração, dificultando sua sobreviência. E como muitos peixes são alimentos para outros seres marinhos maiores, o ciclo de ingestão de microplástico não é interrompido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES