Pele oleosa: como tratá-la?

Dermatologista fala sobre as principais dúvidas

Cosméticos orgânicos são bem indicados | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sofrer com o excesso de oleosidade na pele é a realidade de muitas brasileiras. Em 2019, a estimativa era que mais de 16 milhões de mulheres sofriam com pele acneica, problema comum da pele oleosa, sendo que 40% estavam acima dos 25 anos.

Embora a oleosidade sirva como um agente natural antimicrobiano, antibacteriano e antifúngico, e rica em Vitamina D, a dermatologista, Luciana Garbelini, explica que o problema está no excesso dela. Para combater esse problema, ela esclarece as principais dúvidas sobre o tema e indica alguns cuidados com a escolha e o uso contínuo de cosméticos. Confira!

Como descobrir se a minha pele é oleosa?

“A certeza se a pele é ou não oleosa vem de um especialista após uma análise detalhada da pele. Mas, normalmente, peles oleosas possuem poros dilatados com espinhas e acnes na testa e nariz. Outra característica comum de quem sofre com pele oleosa é perceber que o excesso de oleosidade independe de condições climáticas, como dias de extremo calor, ou situações do cotidiano, como estresse, ansiedade e má alimentação”, explica Garbelini.

Getty images

O que pode agravar a oleosidade da pele?

- Alimentação baseada em muito açúcar, frituras e industrializados;

- Lavar o rosto muitas vezes ao dia. “Ao invés de controlar a oleosidade, isso causa o efeito rebote. A dica é lavar o rosto apenas de manhã e à noite”.

- Não ter uma rotina de cuidados com a pele. “A maioria das pessoas que sofre com o excesso de oleosidade na pele são negligentes em algumas etapas fundamentais, como esfoliação e hidratação. Além disso, recomendo o uso de produtos que tenham ingredientes específicos para esse tipo de pele”.

O que usar na pele oleosa?

“O mercado dispõe de vários produtos para peles oleosas, mas soluções orgânicas acabam sendo as melhores opções por promoverem o equilíbrio do ph. O excesso de oleosidade é, na maioria dos casos, um problema de dentro para fora, agravados por muita maquiagem e outras químicas que impedem o ‘respiro’ da pele. Por isso, cosméticos orgânicos são bem indicados nesses casos porque possuem ingredientes naturais que vão tratar a pele de dentro para fora sem efeito rebote”.

Qual a rotina ideal para controlar a oleosidade da pele?

“Limpeza, esfoliação e hidratação, nessa ordem. Com exceção da esfoliação, que pode ser feita duas vezes por semana, os demais steps devem ser diários”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES