Pele ressecada: descubra as principais causas e como tratar

Podendo ser causado por fatores que vão desde hábitos diários até doenças, ressecamento da pele pode afetar até mesmo pessoas com a pele oleosa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pele oleosa é o tipo de pele mais comum entre a população brasileira. Porém, isso não quer dizer que o ressecamento da pele não seja um problema por aqui. Na verdade, é algo muito rotineiro e que afeta boa parte das pessoas, até mesmo aquelas que possuem a pele oleosa. As informações são do Notícias ao Minuto.

“Caracterizada por um desequilíbrio na quantidade de água presente na epiderme, a camada mais superficial do tecido cutâneo, o ressecamento da pele pode ser causado por uma série de fatores relacionados ao lugar em que a pessoa vive e a sua rotina, podendo então afetar homens e mulheres igualmente, mas tendo uma tendência maior a atingir idosos devido a diminuição da produção de óleos que ocorre com o avanço da idade”, afirma o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Afetando principalmente regiões como rosto, mãos, braços e a parte inferior das pernas, uma das principais causas da pele ressecada, por exemplo, é o hábito de tomar banhos prolongados com água muito quente. Isso por que a água quente facilita a remoção da camada de gordura que protege a pele e é responsável por manter a água no tecido. O problema ainda piora quando associado ao uso de certos tipos de sabonete, já que estes agem desengordurando a pele, favorecendo então a remoção da camada protetora do tecido.

“O clima frio também é um fator que contribui para o ressecamento da pele, pois a umidade do ar também cai junto com as temperaturas, o que faz com que a pele perca mais água para o ambiente. E mesmo durante os dias quentes precisamos tomar cuidado, já que a exposição constante ao ar condicionado também pode ressecar a pele”, alerta o dermatologista. “Em alguns casos, a pele ressecada também pode ser sinal de que algo está errado com seu organismo, já que algumas doenças, como dermatite atópica, psoríase, diabetes e hipertireoidismo, podem prejudicar a saúde de sua pele, causando ressecamento e descamação.”

Mas então o que deve ser feito para resolver o problema? Segundo o Dr. Jardis, o primeiro passo é descobrir o que está causando o ressecamento da pele. Se banhos quentes forem a causa, o ideal é passar a tomar banhos mais curtos e com a temperatura da água mais próxima da temperatura da nossa pele, ou seja, entre 35 e 36 graus. Já com relação ao uso dos sabonetes, o ideal para quem já possui a pele muito seca é usar o produto apenas nas axilas, nádegas e área genital. Mas para aqueles que não abrem mão do produto a opção é utilizar um sabonete líquido, que tende a ser mais delicado, ou sabonetes que contenham ativos hidratantes em sua formulação e que possuam uma concentração menor de detergentes.

“Em ambos os casos, e também quando o ressecamento é causado por fatores climáticos, é fundamental o uso de um bom hidratante, que deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele e contar com ativos que promovam alta hidratação do tecido, como Hyaxel, ácido lático e ureia. O ideal é aplicar o produto logo após o banho, com a pele ainda úmida, para que seja melhor absorvido pelo tecido”, recomenda. “Por fim, em situações em que o ressecamento da pele é causado por doenças mais sérias o mais importante é que você consulte um dermatologista. Apenas ele poderá realizar uma avaliação de sua pele e indicar o que está causando o problema, recomendando então o melhor tratamento para cada caso.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES