Pele sem brilho? Conheça os principais motivos que deixam a pele opaca

Poluição e estresse são alguns dos motivos que deixam a pele opaca.

| Fotografia: Freepik/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pele saudável e brilhante é o sonho de muitas pessoas. Porém, esse é um feito muito difícil de se alcançar, pois diariamente nossa pele sofre uma série de agressões que causam graves consequências à saúde e a beleza do tecido cutâneo, como desidratação, ressecamento e, principalmente, falta de brilho. Para ajudar nesses casos, o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica as principais razões pelas quais a pele torna-se opaca e dá dicas de como combatê-las:

Fotografia: Freepik/Divulgação 

Células mortas

Diariamente nós perdemos milhões de células de nossa pele. Essas células, se não forem removidas de forma adequada, acumulam-se como se fossem poeira, formando uma camada de sujeira sobre o tecido que o impede de refletir a luz, o que confere um aspecto acinzentado à pele. “Mas é possível dar fim a essas células mortas através da realização de uma esfoliação de uma a duas vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele. Além disso, peelings com alfa e beta-hidroxiácidos também são ótimos para ajudar a remover as células mortas da pele”, recomenda Volpe.

Poluição

O ar poluído contém uma série de pequenas partículas que criam radicais livres na pele. Esses radicais livres são os principais causadores do envelhecimento precoce, pois danificam as fibras de colágeno, além de estimularem a produção excessiva de pigmentos ao longo do tempo. “Para resolver esse problema basta que você lave seu rosto todas as noites, pois a sujeira acumulada durante o dia, se não retirada, pode danificar sua pele enquanto dorme. Para isso, o ideal é optar por um sabonete cremoso e suave que irá ajudar na reconstrução da barreira da pele. Vale a pena investir também em cosméticos formulados com ativos antioxidantes, como vitamina C, Alistin e Arct-Alg, além de ingredientes antipoluição, como Exo-P e Pro-Shield, que devem ser aplicados diariamente de manhã e à noite para minimizar os danos causados pelos radicais livres”, destaca o dermatologista.

Estresse

Uma rotina agitada no trabalho, uma noite de sono mal dormida ou uma discussão são fatores que podem tornar sua pele sem brilho e com um aspecto cansado. “Isso por que o estresse causado por essas situações faz com que ocorra um aumento nos níveis de cortisol, o que leva a uma série de alterações no organismo, incluindo a constrição dos vasos sanguíneos, o que dificulta que sangue e nutrientes cheguem adequadamente à pele do rosto, que, consequentemente, torna-se pálida e opaca”, afirma o médico. Nesse caso, a melhor maneira de recuperar a saúde de sua pele seria tirar um tempo para você e descansar. Porém, na maior parte das vezes esse conselho tende a aumentar ainda mais os níveis de cortisol em vez de abaixá-los. “Dessa forma, o ideal é que, diariamente, você realize uma massagem facial ao higienizar e hidratar sua pele. A massagem é uma ótima maneira de estimular o fluxo sanguíneo na região e, consequentemente, recuperar o brilho de sua pele. Outra alternativa é visitar um dermatologista para fazer uma sessão de microdermoabrasão, procedimento que irá remover as células mortas da pele e estimular a circulação local, garantindo um brilho mais duradouro.”

Desidratação

“A perda d’água nas camadas mais profundas de sua pele causa uma diminuição na espessura do tecido, tornando-o opaco. Por isso, é importante que você mantenha sua pele longe do ressecamento com o auxílio de cosméticos formulados com ativos de alta propriedade hidratante, como ácido hialurônico, progenitrix e hyaxel, que devem ser utilizados diariamente.”

Falta de nutrientes

Os sais minerais são componentes fundamentais para que o organismo produza antioxidantes naturais, que são responsáveis por proteger a pele contra os radicais livres. Porém, é extremamente difícil obter as quantidades diárias desses nutrientes apenas com uma alimentação balanceada. “O ideal então é que você faça uso de suplementos com Bio-Arct, Vitamina C, Resveratrol, InCell, selênio, cobre, ferro e zinco. Mas, antes de utilizá-los, é importante que você consulte um médico, pois apenas ele poderá indicar a quantidade necessária para você, já que essa pode variar de acordo com a idade e sexo do paciente”, completa o especialista.

Exposição prolongada e sem proteção ao sol

Segundo o médico, os danos causados pela radiação ultravioleta do sol são uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele, que tende a tornar-se flácida e sem brilho. Logo, é fundamental o uso diário de um fotoprotetor com, no mínimo, FPS 30, que deve ser reaplicado a cada duas horas.

Alterações hormonais

Quando há alguma alteração nos níveis hormonais devido à puberdade, menopausa ou ao uso de medicamentos, é comum que a aparência da pele também seja afetada. Por exemplo, quando há uma queda nos níveis de estrogênio e um aumento nos índices de testosterona a pele tende a tornar-se mais oleosa, criando um brilho em sua superfície que acentua o tamanho dos poros e faz com que o tecido adquira aquele aspecto opaco. “Nesse caso, o uso de máscaras formuladas com argila pode ajudar a absorver o excesso de oleosidade da pele. Porém, como as alterações hormonais podem ter as mais diversas causas e efeitos, o mais importante é que você consulte um médico, já que apenas ele poderá indicar o melhor tratamento para dar fim a origem do problema”, finaliza Volpe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES