Pênis ereto ao acordar é normal? Desvende os mistérios!

Especialistas falam sobre os distúrbios que podem levar a problemas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já parou para penar por qual motivo os homens geralmente acordam com o pênis ereto? Ou por que você costuma ter vontade de urinar após ejacular? Existem muitas dúvidas envolvendo a ereção é preciso entender melhor do assunto para saber quando isso é algo normal e quando passa a ser o sinal de algum distúrbio a ser tratado.

Para esclarecer essas dúvidas relacionadas à ereção e alguns mitos relacionados ao pênis , especialistas falam ao Deles sobre o assunto. Veja algumas dúvidas respondidas:

1. Acorda com o pênis ereto

Todo homem tem pelo menos de duas a três ereções involuntárias durante a noite, e isso é bem normal. “É um mecanismo do corpo para evitar que uma fibrose bloqueie os corpos cavernosos, que são responsáveis por reter a maior parte do sangue do pênis”, fala o urologista da Clínica Unix, Alex Meller.

O especialista continua explicando que essas ereções podem acontecer por dois motivos: um psicológico e outro mecânico, sendo que geralmente isso acontece de forma involuntária, pois a bexiga do homem fica cheia, induzindo à ereção.  

“Todo homem tem ereções involuntárias durante o sono, é um mecanismo do corpo para garantir o bom funcionamento do pênis mesmo depois de horas sem uso”, diz Alex. “Quando a bexiga está cheia, isso acontece de forma mecânica, devido a pressão que a bexiga faz sobre os nervos erigentes, responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos que comandam a ereção”, completa.

Essa forma involuntária pode ocorrer também durante o dia, se a bexiga não for esvaziada a tempo. Vale lembrar (mesmo parecendo óbvio) que sonhos eróticos também levam o homem a ter ereções durante a noite.

2. Urinar após ejacular

Após a ejaculação, seja em uma relação sexual ou até mesmo na masturbação, é comum ter vontade de ir ao banheiro. “Essa vontade acontece devido a sinais neurológicos que são enviados durante a ejaculação e que acabam estimulando a micção, ou seja, a vontade de urinar”, afirma Alex. O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, Flávio Trigo, acrescenta que esvaziar a bexiga após as relações sexuais é algo aconselhável a homens e mulheres

3. O que afeta a ereção? 

Os problemas que podem afetar as ereções são muitos. Flávio aponta que doenças como diabetes, coronariopatias e hipertensão podem levar uma queda na qualidade de uma ereção. Doenças neurológicas também podem trazer distúrbios. Alguns tornam a ereção prolongada, mas isso não é nada prazeroso.

“Determinadas doenças, como anemia falciforme, podem levar a uma dificuldade de drenagem do pênis, provocando ereções prolongadas e dolorosas, o que caracteriza um quadro denominado priapismo, que também pode decorrer do abuso de drogas como cocaína”, relata Flávio. “Se não houver um tratamento adequado desta condição, pode levar a fibrose do pênis e disfunção erétil”, acrescenta.

Alguns distúrbios orgânicos e psicológicos também podem comprometer a ação do pênis, entretanto o especialista garante que se o problema for diagnosticado e tratado adequadamente é possível reverter a situação. Ah, e é possível prevenir distúrbios desse tipo, basta levar uma vida saudável, cuidar da alimentação, controlar de doenças sistêmicas e, claro, manter uma vida sexual regular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES