Pesquisa aponta que maioria das prostitutas de luxo sustenta marido

O estudo abordou mulheres de todas as camadas sociais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa inédita realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) traçou o perfil das profissionais do sexo que atuam na capital do Estado, Goiânia, considerada uma importante rota de prostituição e turismo sexual nacional e internacional.

A maioria das prostituas afirmou estar na profissão porque a renda é mais alta do que no mercado formal. O estudo abordou mulheres de todas as camadas sociais, incluindo profissionais de luxo.

Grande parte delas é casada ou possui companheiro fixo e, destas, cerca de 70% são responsáveis pelo sustento dos maridos, filhos ou pais – especialmente as que trabalham em casas de luxo. Elas chegam a receber R$ 30 mil por mês com a comercialização sexual.

DSTs e preconceito

Segundo o professor Marcos André de Matos, pesquisador da Faculdade de Enfermagem da instituição, foi identificado que a prevalência das doenças hepatites B e C, HIV e HTLV é mais alta nas prostitutas do que na população de maneira geral.

Devido à discriminação que sofrem em postos de saúde, as profissionais encontram dificuldade em acessar o serviço, constatou o estudo. Os horários de trabalho – geralmente noturno – são outro empecilho.

Ademais, as mulheres acabam sendo expostas a inúmeros comportamentos que colocam a saúde delas em risco, devido às características inerentes à prostituição. A falta de regulamentação da profissão contribui para este cenário.

A pesquisa

A publicação do estudo ressalta que, durante a pesquisa, que teve duração de um ano e meio, todas as participantes foram vacinadas contra Hepatite B, difteria, tétano e gripe e receberam orientações.

O trabalho foi conduzido em locais públicos e privados da capital, tais como: chácaras de luxo, bares, boates, casas de show erótico, bordéis, cinemas e ruas. O estudo utilizou o Respondent-Driven Sampling (RDS), uma nova metodologia de amostragem que permitiu alcance de mulheres antes inacessíveis e que ficavam à margem dos serviços e inquéritos de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES