Pesquisa comprova que uma taça de vinho por dia pode salvar vidas

Esse número foi observado ao longo de 6 anos de pesquisa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado por pesquisadores italianos e norte-americanos mostrou que desejos se tornam realidade. Ao analisarem cerca de 21 mil pessoas, eles comprovaram que consumidores moderados de vinho têm melhores condições de saúde e menos chances de precisar de cuidados médicos.

O hábito, quando combinado com uma dieta mediterrânea tradicional, apontou melhoras de saúde nos voluntários analisados. Já quem se absteve do consumo de álcool mostrou 11% a mais de probabilidade de precisar ir ao hospital ou consultar um médico. Esse número foi observado ao longo de 6 anos de pesquisa, que analisou também 13 mil internações hospitalares. 

Apesar de outras pesquisas já apontarem que o consumo moderado de vinho tinto é benéfico para o funcionamento do coração, os cientistas reforçaram que a ideia de fato não é estimular o consumo, principalmente para quem não bebe. O doutor Ken Mukamal, da Escola de Medicina de Harvard afirmou: "Não estamos dizendo que qualquer abstêmio deveria começar a beber para melhorar sua saúde".

Uma das autoras do estudo, Simona Costanzo, do Instituto Neurológico do Mediterrâneo, disse: "observamos que um consumo pesado de álcool está associado a uma maior probabilidade de hospitalização, especialmente para câncer e doenças relacionadas ao álcool. Isso confirma o efeito nocivo do consumo excessivo na saúde. Por outro lado, aqueles que bebem com moderação apresentam um risco menor de hospitalização por todas as causas e doenças cardiovasculares em comparação aos abstêmios e ex-bebedores". O estudo foi publicado no periódico Addiction. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES