Pesquisa mostra que brasileiros estudam mais na pandemia

De acordo com a pesquisa feita no Brasil, 67% dos estudantes universitários afirmaram que dão mais valor à educação neste momento de isolamento social.

Brasileiros são mais estudiosos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa realizada pela Global Learmer Survey e divulgada pela Person revela que os estudantes brasileiros estão mais preocupados com o aprendizado, mesmo em pleno período de pandemia da Covid-19.

Mesmo sendo a primeira etapa do estudo, o levantamento foi realizado junto aos estudantes do ensino superior e pais de alunos de ensino básico  nos Estados Unidos, China, Reino Unido e Brasil.   

De acordo com a pesquisa feita no Brasil, 67% dos estudantes universitários afirmaram que dão mais valor à educação neste momento de isolamento social.

Os mesmos jovens também chegaram a informar que têm desenvolvido habilidades relacionadas às tecnologia e também comportamentais com adaptação e flexibilidade durante a pandemia.

Pesquisa foi feita nos EUA, Reino Unido, Brasil e  China. (Foto: reprodução)

Para Juliano Costa, vice-presidente de produtos educacionais da Pearson Latam, “o motivo para esses estudantes estarem valorizando mais a educação pode ser explicado por alguns fatores como, por exemplo, as incertezas sobre o mercado de trabalho que foram intensificadas pela pandemia”, explica. “Esse cenário trouxe o medo do desemprego e mudanças na forma de trabalhar, assim como a descoberta de novas habilidades”.

Ao avaliar os pais, a pesquisa mostra que as famílias assumiram um papel mais ativo no processo de aprendizagem dos filhos — percepção de 90% dos entrevistados.

Ainda, segundo o levantamento, 97% acreditam que essa mudança será permanente e 87% também esperam que os filhos tirem lições desse período de pandemia com relação às questões sociais, por exemplo.

Segundo Juliano Costa, “o desempenho escolar dos alunos sofre influência da família e ou diretamente dos responsáveis pela educação em qualquer cenário, seja ele anterior ou durante a pandemia”, explica. “A escola desempenha papel importante na formação política, econômica, moral e ética do estudante, porém, ao passar mais de um ano em ensino emergencial remoto, esse papel foi concentrado quase que totalmente na família que não estava habituada a ter de se concentrar tanto na questão cognitiva quanto comportamental simultaneamente e 100% do tempo”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES